QUESTÃO 1
(IFPI 2019) A polissemia do vocábulo “sujeito” na pergunta do professor levou o aluno a
a) formular uma resposta incoerente.
b) apresentar uma resposta coerente, embora não atenda à expectativa do professor.
c) fornecer a resposta esperada pelo professor.
d) elaborar uma resposta ambígua, permitindo dupla interpretação por parte do professor.
e) incorrer no erro de buscar uma resposta que se ajustasse ao contexto de estudo da língua.
.
(IFPI 2019) A polissemia do vocábulo “sujeito” na pergunta do professor levou o aluno a
a) formular uma resposta incoerente.
b) apresentar uma resposta coerente, embora não atenda à expectativa do professor.
c) fornecer a resposta esperada pelo professor.
d) elaborar uma resposta ambígua, permitindo dupla interpretação por parte do professor.
e) incorrer no erro de buscar uma resposta que se ajustasse ao contexto de estudo da língua.
.
QUESTÃO 2
(IFPI 2019) A resposta à pergunta do professor, com base na análise sintática da oração, é:
a) “O povo”
b) “calor”
c) “Em Teresina”
d) “Sujeito”
e) É indeterminado
(IFPI 2019) A resposta à pergunta do professor, com base na análise sintática da oração, é:
a) “O povo”
b) “calor”
c) “Em Teresina”
d) “Sujeito”
e) É indeterminado
Para o dia 18/02/2020
A PRINCESA ROSA CHOQUE
Béatrice Garel e Muzo
Do alto da torre de seu castelo, a princesa Rosa-Choque sonhava com o príncipe encantado.
– Como vou encontrá-lo? – perguntou ela, suspirando. – A Bela Adormecida, a Cinderela, a Branca de Neve, todas elas se casaram com o príncipe de seus sonhos. O que elas fizeram?
Rosa Choque foi perguntar à sua fada-madrinha. E ela lhe respondeu num tom misterioso:
– Tudo o que posso lhe dizer é que antigamente os príncipes apareciam para salvar as princesas que corriam perigo.
A princesa pensou, pensou...
– Tenho uma ideia! – exclamou ela. – Vou pedir ao velho dragão, que mora no meio da floresta, para me sequestrar. Assim, vou correr perigo!
Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão e lhe contou o que desejava. O dragão respirou fundo:
– Ah! Estou velho e cansado demais para sequestrar você. Mas se me der um tablete de chocolate, talvez eu consiga lançar uma chama ou duas.
– Combinado! – disse Rosa Choque.
O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
– É tudo o que posso fazer – disse ele.
– Socorro! Socorro! – gritou a princesa.
Não demorou muito e se ouviu um barulho bem alto de alguém gritando.
E surgiu um cavaleiro fantástico com sua brilhante armadura.
Mas, assim que o príncipe tirou seu capacete, Rosa Choque só faltou desmaiar: o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
– Linda princesa, salvei você das garras do dragão. Quer casar comigo?
Então a princesa se lembrou das histórias que lia quando era criança.
“Um beijinho e tudo fica resolvido!”
1. O trecho que apresenta uma opinião é:
(A) o príncipe tinha cara de sapo, era horrível de feio.
(B) do alto da torre de seu castelo:
(C) O dragão respirou fundo;
(D) O dragão rugiu e com muito esforço lançou uma chama.
2. O fragmento do texto que mostra um fato é:
(A) estou velho e cansado demais para sequestrar você;
(B) talvez eu consiga lançar uma chama ou duas;
(C) um beijinho e tudo fica resolvido;
(D) Rosa-Choque foi imediatamente encontrar o dragão.
O PRÍNCIPE DESENCANTADO
O primeiro beijo foi dado por um príncipe em uma princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
PRINCESA – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
PRÍNCIPE – Sim, minha querida princesa.
PRINCESA – Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
PRÍNCIPE – É... querida princesa.
PRINCESA – Você tem um castelo, é claro.
PRÍNCIPE – Tenho... princesa.
PRINCESA – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
PRÍNCIPE – Trinta e seis.
PRINCESA – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
PRÍNCIPE – Tantas assim?
PRINCESA – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
PRÍNCIPE – Mas quarenta amas!
PRINCESA – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
PRÍNCIPE – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
PRINCESA – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido lá e beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
3. Um fato expresso no texto o Príncipe Desencantado é:
(A) Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou;
(B) Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas...;
(C) Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas;
(D) Umas quarenta eu acho que dá.
4. A alternativa que indica uma opinião no texto o Príncipe desencantado é:
(A) eu estava aqui dormindo
(B) as minhas devem estar fora de moda;
(C) então teve uma ideia;
(D) a notícia se espalhou.
5. O fragmento que expressa relação de causa e consequência é:
(A) Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas;
(B) Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido lá e beijado;
(C) Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
(D) os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme.
Para o dia 13/02/2020
Concordância Nominal
O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam sempre em gênero ( masculino/ feminino) e número ( singular/ plural) com o substantivo a que se referem.
-Essas duas alunas fizeram um bom trabalho
Há, porém, várias palavras e construções que podem provocar dúvidas.
Meio, bastante-> quando se referem a substantivos são adjetivos, ou numeral adjetivo, admitindo, portanto, flexão.
-Ela bebeu meio copo de café e comeu meia fatia de pão.
-Recebi bastantes projetos ontem.
Quando forem empregados como advérbio, referindo-se portanto a um verbo, adjetivo ou outro advérbio, permanecem invariáveis.
-A menina parecia maio aborrecida
-Eles falaram bastante na reunião.
-Eles falaram bastante na reunião.
Verbo ser+ adjetivo -> É bom , é necessário, é proibido, etc.
-Dizem que limonada é bom para a saúde.
-Essa limonada é boa para a saúde.
-Água é bom. / A água é boa.
-É proibida entrada./ É proibida a entrada
-Caro- barato-> Quando são adjetivos flexionam .
Quando são advérbios permanecem invariáveis.
Quando são advérbios permanecem invariáveis.
-Comprei alguns livros caros e uma mochila barata.
-Esses livros custam caro.
-A mochila custa barato.
Só= sozinho ( é adjetivo e concorda normalmente com o nome a que se refere.
-Ela está só./ Elas estão sós.
Obs: Quando a palavra “só” equivale a “somente” ou “apenas”, tem função adverbial, ficando, portanto invariável.
– Eles só desejam ganhar presentes.
Só = somente ou apenas ( é advérbio)
-Elas só reclamam e não ajudam.
Para 14/11/2019
Encontre a incoerência em cada
TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras no seu caderno:
Para o dia 01/11/19
Leia:
A
lenda do diamante
Antes, muito antes do ano de 1500, o Brasil chamava-se
Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras. Foi nessa época que o índio Oiti,
valente entre os mais valentes, despediu-se de Potira, sua esposa, e desceu o
rio para dar combate a uma tribo inimiga. Doze luas passaram-se sem que o moço
guerreiro voltasse. E quando lhe veio a certeza de que não o veria mais, Potira
chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia, e Tupã
transformou-as em diamantes. E aí está a origem dessa pedra preciosa. Proveio
de lágrimas de amor.
Nair Starling. “Nossas Lendas”. Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1968.
Questão 1 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a) argumentativo
b) descritivo
c) narrativo
d) expositivo
Questão 2 – A finalidade da lenda acima é:
______________________________________________________________________________
Questão 3 – Identifique a parte, denominada aposto, que nos apresenta o índio
Oiti:
______________________________________________________________________________
Questão
4 – Assinale a alternativa em que o trecho em destaque
funciona como aposto:
a) “[...] despediu-se de Potira, sua
esposa, e desceu o rio [...]”
b) “[...] para dar combate a uma tribo
inimiga.”
c) “[...] e Tupã transformou-as em
diamantes.”
d) “E aí está a origem dessa pedra
preciosa.”
Questão 5 – O
aposto desempenha a função de:
a) caracterização de um termo.
b) explicação de uma expressão dita anteriormente.
c) chamamento da pessoa a quem se dirige.
d) indicação de uma circunstância em que se deu uma
ação.
Questão 6 – Os
apostos, que compõem a lenda, são acompanhados do seguinte sinal de pontuação:
Para o Dia 17/10/2019
Responder!!!!
Aposto e Vocativo
Ex: Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem.
Temos um trecho (aposto) “os meninos” explicando um termo anterior: Foram eles... Eles quem? Os meninos.
Há alguns tipos de apostos:
• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
• Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
• Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Vocativo
2. Lindos, nada de bagunça no refeitório!
Os termos “amigos” e “lindos” são vocativos, usados para se dirigir a quem escuta de formas ou intenções diferentes, como nos períodos anteriores: a utilização de um substantivo na primeira frase e de um adjetivo na segunda.
Leia o texto e responda às questões 10 e 11.
A garota das laranjas -Jostein Gaarder
[...] Mas não foram as laranjas que me chamaram a atenção, e sim a moça que as carregava. Vi imediatamente que ela tinha uma coisa muito especial, algo insondavelmente mágico e encantador.
Questão 10 Pela leitura do trecho do romance, a garota
O fantasma da miséria e da fome voltam ao campo brasileiro
Os dados mostram que a pobreza tem maior incidência nos domicílios do interior do país.
Redação Brasil de Fato | Recife (PE) 14 de Maio de 2018 às 09:44
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de uma pesquisa divulgada em dezembro de 2017, aponta para um crescimento da pobreza no Brasil, e constata que cerca de 52 milhões de brasileiros, o equivalente a 25,4% da população, vivem na linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a R$ 387,07 por mês, e que o maior índice de pobreza está localizado na região nordeste do país, onde 43,5% da população está nessa situação. [...]
É possível observar um aumento significativo da pobreza nas áreas rurais, fruto da piora nas condições de vida: saúde sucateada, dificuldade de acesso a serviços básicos, infraestrutura zerada, cortes significativos nos beneficiários do bolsa família, fim da assistência técnica, redução drástica nesses últimos anos de programas como Cisternas, Luz para todos, entre outros.
É possível constatar que o crescimento da pobreza e extrema pobreza no campo está diretamente ligado com o desmantelamento dos programas e os cortes que o governo federal está fazendo nas políticas da agricultura familiar. Devido aos cortes no orçamento de 2018 esse quadro de pobreza deve se acentuar. [...]
Disponível
No primeiro parágrafo do texto, há
(A) proposta para reduzir o quadro de pobreza da população em áreas rurais.
(B) conclusão do autor sobre as consequências dos fatos expostos.
(C) justificativa dada pelo jornal sobre o aumento da pobreza nas áreas rurais.
(D) apresentação do tema e dos dados sobre a pobreza no nordeste do Brasil.
Aposto
O aposto é uma palavra ou expressão que explica
ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer,
explicar ou detalhar melhor esse termo.
Ex: Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem.
Temos um trecho (aposto) “os meninos” explicando um termo anterior: Foram eles... Eles quem? Os meninos.
Há alguns tipos de apostos:
• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
• Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
• Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar: borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Vocativo
Vocativo: é a palavra, termo, expressão
utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio
nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
Ex: 1. Amigos, vamos
ao cinema hoje?
2. Lindos, nada de bagunça no refeitório!
Os termos “amigos” e “lindos” são vocativos, usados para se dirigir a quem escuta de formas ou intenções diferentes, como nos períodos anteriores: a utilização de um substantivo na primeira frase e de um adjetivo na segunda.
ATIVIDADES
Crianças, saiam já da chuva!
Qual é a
função do termo em destaque?
a)
sujeito.
b)
aposto.
c) adjunto adverbial.
d) adjunto adnominal.
e) vocativo.
2- A
expressão em destaque em "... podes partir de novo, Ó nômade formosa!"
exerce a função sintática de:
a) vocativo
b) aposto
c) sujeito
d) predicativo
e) objeto direto
3- No exemplo de período simples:
“Palmas, capital do Tocantins, é uma cidade jovem”, as vírgulas estão
separando:
a) o vocativo
b) o adjunto adverbial
c) o aposto
d) a interjeição
4-
Sublinhe os apostos.
a) “Já brilha na cabana de
Araquém o fogo, companheiro da noite.”
b) “Quando mais nada devêramos
aos portugueses, nós estas duas coisas lhes deveríamos, a religião e a língua…”
c) Médico pobre, o Dr. Bento
andava sempre a cavalo.
5-
Nas frases seguintes, identifique aposto e vocativo.
a) Meu amigo, você viu Tião, o
rei do acarajé?
b) O desastre deixou muitos
feridos, coisa lastimável.
c) Meu Deus, como agir neste
momento?
Para o dia 10/10/2019
Não precisa responder!!!
Leia o texto e responda às questões 10 e 11.
A garota das laranjas -Jostein Gaarder
[...] Mas não foram as laranjas que me chamaram a atenção, e sim a moça que as carregava. Vi imediatamente que ela tinha uma coisa muito especial, algo insondavelmente mágico e encantador.
Além disso, percebi que estava olhando para mim, que de certo modo havia me escolhido entre todos os passageiros que se acotovelavam no bonde5, e, no decorrer de um único segundo, foi como se nós dois tivéssemos firmado uma espécie de aliança secreta. Logo que entrei, ela cravou os olhos em mim, e talvez eu tenha desviado a vista, é bem possível que sim, porque naquele tempo eu era irremediavelmente tímido. Mesmo assim, recordo que, no breve trajeto de bonde, tive certeza absoluta de que nunca mais esqueceria aquela garota. Não sabia quem era nem como se chamava, mas bastou um olhar, o primeiro olhar, para que ela passasse a ter um poder incrível sobre mim. [...]
Questão 10 Pela leitura do trecho do romance, a garota
(A) vendia laranjas no mercado da cidade.
(B) despertou uma paixão à primeira vista.
(C) atraía os olhares de todos os passageiros do bonde.
(D) transformou a vida das pessoas apesar de sua timidez.
Questão 11 No trecho de A garota das laranjas, o narrador
(A) participa da história, com foco narrativo em primeira pessoa.
(B) está fora do enredo, com foco narrativo em primeira pessoa.
(C) é observador da ação, com foco narrativo em terceira pessoa.
(D) descreve o local dos fatos, com foco narrativo em terceira pessoa.
Leia o texto e reponda à questão 12.
(A) participa da história, com foco narrativo em primeira pessoa.
(B) está fora do enredo, com foco narrativo em primeira pessoa.
(C) é observador da ação, com foco narrativo em terceira pessoa.
(D) descreve o local dos fatos, com foco narrativo em terceira pessoa.
Leia o texto e reponda à questão 12.
O fantasma da miséria e da fome voltam ao campo brasileiro
Os dados mostram que a pobreza tem maior incidência nos domicílios do interior do país.
Redação Brasil de Fato | Recife (PE) 14 de Maio de 2018 às 09:44
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de uma pesquisa divulgada em dezembro de 2017, aponta para um crescimento da pobreza no Brasil, e constata que cerca de 52 milhões de brasileiros, o equivalente a 25,4% da população, vivem na linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a R$ 387,07 por mês, e que o maior índice de pobreza está localizado na região nordeste do país, onde 43,5% da população está nessa situação. [...]
É possível observar um aumento significativo da pobreza nas áreas rurais, fruto da piora nas condições de vida: saúde sucateada, dificuldade de acesso a serviços básicos, infraestrutura zerada, cortes significativos nos beneficiários do bolsa família, fim da assistência técnica, redução drástica nesses últimos anos de programas como Cisternas, Luz para todos, entre outros.
É possível constatar que o crescimento da pobreza e extrema pobreza no campo está diretamente ligado com o desmantelamento dos programas e os cortes que o governo federal está fazendo nas políticas da agricultura familiar. Devido aos cortes no orçamento de 2018 esse quadro de pobreza deve se acentuar. [...]
Disponível
Questão 12
No primeiro parágrafo do texto, há
(A) proposta para reduzir o quadro de pobreza da população em áreas rurais.
(B) conclusão do autor sobre as consequências dos fatos expostos.
(C) justificativa dada pelo jornal sobre o aumento da pobreza nas áreas rurais.
(D) apresentação do tema e dos dados sobre a pobreza no nordeste do Brasil.
Para o dia 19/09/2019
Leia o texto e responda às questões 06 e 07.
Jurassic World: Reino Ameaçado
[...]
Passaram-se quatro anos desde que o parque temático e resort
de luxo
Jurassic World foi destruído por dinossauros fora das
jaulas. Isla Nublar
agora está abandonado por humanos enquanto os dinossauros
que
sobreviveram continuam a habitar nas florestas.
Quando o vulcão dormente entra em erupção, Owen (Chris
Pratt) e Claire
(Bryce Dallas Howard) lideram uma campanha para salvar os
dinossauros
da extinção. Owen está motivado para achar Blue, sua raptor4
que continua
sumida na floresta. [...]. Ao chegar na instável ilha,
quando a lava começa
a escorrer, a expedição descobre uma conspiração que pode
colocar o
planeta inteiro em um perigo não visto desde a era
pré-histórica.
Com a fantasia, aventura e suspense que sempre fizeram parte
de uma
das séries mais bem-sucedidas na história do cinema, o novo
filme vê o
retorno de personagens e dinossauros favoritos, ainda com
novas raças, e
mais incrível e assustador do que nunca. [...]
James
Cromwell, Ted Levine, Rafe Spall, Toby Jones e Justice
Smith foram confirmados na nova produção, ao lado de Chris
Pratt e Bryce
Dallas Howard. O roteiro é de Colin Trevorrow (diretor de
Jurassic World)
e Derek Connolly (Kong: A Ilha da Caveira). A estreia é
prevista para 22 de
junho de 2018.
Disponível em:
<https://omelete.com.br/filmes/noticia/jurassic-world-reino-ameacado-sinopse-revela-
que-o-planeta-esta-em-perigo-em-novo-filme/>. Acesso em:
15 maio 2018. (adaptado)
4 Pequeno dinossauro.
Questão 06
Nos dois primeiros parágrafos da sinopse de Jurassic World:
Reino
Ameaçado, observa-se
(A) uma citação dos nomes de atores e roteiristas.
(B) a opinião da autora da sinopse sobre o enredo.
(C) um comentário da autora sobre o novo filme.
(D) o resumo do enredo desenvolvido no filme.
Questão 07
De acordo com a sinopse, no filme, o planeta corre perigo devido
(A)a uma conspiração descoberta pela expedição.
(B) aos dinossauros sobreviventes que habitam as florestas.
(C)a um vulcão dormente que entra em erupção.
(D)ao abandono do parque pelos humanos.
Leia a letra da canção e responda às questões 08 e 09.
Andar Com Fé (Gilberto Gil)
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Que a fé tá na mulher
A fé tá na cobra coral
Ô-ô
Num pedaço de pão
A fé tá na maré
Na lâmina de um punhal
Ô-ô
Na luz, na escuridão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
A fé tá na manhã
A fé tá no anoitecer
Ô-ô
No calor do verão
A fé tá viva e sã
A fé também tá pra morrer
Ô-ô
Triste na solidão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Ô-ô
A pé ou de avião
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Ô-ô
Pelo sim, pelo não
Questão 08
As palavras abreviadas e expressões populares utilizadas na letra da canção
de Gilberto Gil provocam um efeito de
(A) formalidade.
(B) comicidade.
(C) descrença.
(D) informalidade.
Questão 09
Antítese é a figura de linguagem em que ideias contrárias são colocadas
lado a lado. Na letra de “Andar com fé”, há antítese em:
(A)“Triste na solidão/Andá com fé eu vou”.
(B)“A fé tá na maré/Na lâmina de um punhal”.
(C)“A fé tá viva e sã/A fé também tá pra morrer”.
(D)“Que a fé não costuma faiá/Que a fé tá na mulher”.
Para o dia 12/09/2019
Leia
o trecho do romance A mão e a luva e responda às questões 03, 04 e 05.
A MÃO E A LUVA Machado de Assis
I - O fim da carta
- Mas que pretendes fazer agora?
- Morrer.
- Morrer? Que ideia! Deixa-te disso, Estevão. Não se morre por tão pouco...
- Morre-se. Quem não padece estas dores não as pode avaliar. O golpe foi
profundo, e o meu coração é pusilânime1; por mais aborrecível que pareça a
ideia da morte, pior, muito pior do que ela, é a de viver. Ah! tu não sabes o
que isto é?
- Sei: um namoro gorado...
- Luís!
1 pu·si·lâ·ni·me (latim pusillanimis, -e) adjetivo de dois gêneros. 1.
Excessivamente tímido. 2. Que não tem coragem para reagir.
- ... E se em cada caso de namoro gorado2 morresse um homem, tinha já diminuído
muito o gênero humano. [...]
Estevão meteu a mão nos cabelos com um gesto de angústia; Luís Alves sacudiu a
cabeça e sorriu. Achavam-se os dois no corredor da casa de Luís Alves, à rua da
Constituição, - que então se chamava dos Ciganos; - então, isto é, em 1853, uma
bagatela de vinte anos que lá vão, levando talvez consigo as ilusões do leitor,
e deixando-lhe em troca uma triste, crua e desconsolada experiência.
Eram nove horas da noite; Luís Alves recolhia-se para casa, justamente na
ocasião em que Estevão o ia procurar; encontraram-se à porta. Ali mesmo lhe
confiou Estevão tudo o que havia, e que o leitor saberá daqui a pouco, caso não
aborreça estas histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu. Os
dois amigos demoraram-se ainda algum tempo no corredor, um a insistir com o
outro para que subisse, o outro a teimar que queria ir morrer. Tão tenazes3
ambos, que não haveria meio de os vencer, se a Luís não ocorresse uma
transação. [...]
2 go·ra·do (particípio de gorar) adjetivo 1. Que se gorou (falando-se do
ovo). 2. Que falhou; que correu mal. = Falhado, frustrado, malogrado.
Habilidade MP030 - Inferir informação implícita em textos (publicitário,
sinopse de filmes encontrada em sites de cinema, de opinião, conto, crônica,
trecho de romance, letra de música).
Questão 03
Pela leitura do trecho de A mão e a luva, nota-se que
(A) Luís e Estevão, personagens do romance, acabaram de se conhecer.
(B) Luís Alves tinha dúvida a respeito do término de seu relacionamento.
(C) Estevão procurou o amigo por estar infeliz com o fim do namoro.
(D) Luís e Estevão trocaram ideias sobre o fim do casamento de ambos.
Questão 04
Os fatos narrados no trecho de A mão e a luva
acontecem na residência do
(A) Luís.
(B) Adão.
(C) Estevão.
(D) Machado.
Questão 05
Nos trechos sublinhados “[...] caso não
aborreça estas histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu”, há
uma figura de linguagem denominada
(A) antítese.
(B) hipérbole.
(C) comparação.
(D) personificação.
Para o dia 05/09/2019
A MÃO E A LUVA Machado de Assis
I - O fim da carta
- Mas que pretendes fazer agora?
- Morrer.
- Morrer? Que ideia! Deixa-te disso, Estevão. Não se morre por tão pouco...
- Morre-se. Quem não padece estas dores não as pode avaliar. O golpe foi profundo, e o meu coração é pusilânime1; por mais aborrecível que pareça a ideia da morte, pior, muito pior do que ela, é a de viver. Ah! tu não sabes o que isto é?
- Sei: um namoro gorado...
- Luís!
1 pu·si·lâ·ni·me (latim pusillanimis, -e) adjetivo de dois gêneros. 1. Excessivamente tímido. 2. Que não tem coragem para reagir.
- ... E se em cada caso de namoro gorado2 morresse um homem, tinha já diminuído muito o gênero humano. [...]
Estevão meteu a mão nos cabelos com um gesto de angústia; Luís Alves sacudiu a cabeça e sorriu. Achavam-se os dois no corredor da casa de Luís Alves, à rua da Constituição, - que então se chamava dos Ciganos; - então, isto é, em 1853, uma bagatela de vinte anos que lá vão, levando talvez consigo as ilusões do leitor, e deixando-lhe em troca uma triste, crua e desconsolada experiência.
Eram nove horas da noite; Luís Alves recolhia-se para casa, justamente na ocasião em que Estevão o ia procurar; encontraram-se à porta. Ali mesmo lhe confiou Estevão tudo o que havia, e que o leitor saberá daqui a pouco, caso não aborreça estas histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu. Os dois amigos demoraram-se ainda algum tempo no corredor, um a insistir com o outro para que subisse, o outro a teimar que queria ir morrer. Tão tenazes3 ambos, que não haveria meio de os vencer, se a Luís não ocorresse uma transação. [...]
2 go·ra·do (particípio de gorar) adjetivo 1. Que se gorou (falando-se do ovo). 2. Que falhou; que correu mal. = Falhado, frustrado, malogrado.
Habilidade MP030 - Inferir informação implícita em textos (publicitário, sinopse de filmes encontrada em sites de cinema, de opinião, conto, crônica, trecho de romance, letra de música).
Questão 03
Pela leitura do trecho de A mão e a luva, nota-se que
(A) Luís e Estevão, personagens do romance, acabaram de se conhecer.
(B) Luís Alves tinha dúvida a respeito do término de seu relacionamento.
(C) Estevão procurou o amigo por estar infeliz com o fim do namoro.
(D) Luís e Estevão trocaram ideias sobre o fim do casamento de ambos.
(A) antítese.
(B) hipérbole.
(C) comparação.
(D) personificação.
Objeto direto e indireto: entenda como funciona
Os termos objeto direto e indireto podem não ser favoritos
daqueles que não gostam de estudar a gramática. Na prática, apesar de parecerem
complicados, estes dois tipos de complementos verbais são bastante simples de
serem compreendidos.Basta avaliar corretamente qual é a sua função em uma
oração, e quais os principais elementos que os define. Objeto direto e indireto
são complementos verbais de períodos. Isso significa que eles garantem o
sentido complementar a verbos que não apresentariam a semântica desejada de
forma plena, sem eles.
Entenda o que é cada um deles na língua portuguesa, e quais são
seus significados:
Objeto direto
O objeto
direto é o responsável pela complementação de sentido dos verbos transitivos
diretos. Isso significa que não é necessária a presença de uma preposição
entre o verbo e o objeto. Eles definem quem sofre a ação verbal apresentada de
forma direta, sem preposição obrigatória.
Os verbos
transitivos diretos são aqueles que não apresentam completude
quando utilizados sozinhos. Isso quer dizer que é necessário adicionar
elementos, pois geram questionamentos como “o quê?” e “quem?” ao serem
utilizados. No entanto, para que sejam gramaticalmente corretos, não é
necessário que seja seguidos por uma preposição.
Por
isso, a regra geral determinar que verbos que levem a essas perguntas para sua
completude são seguidos por objeto direto, que pode ser um substantivo, um
pronome, ou até mesmo por uma oração substantiva subordinada objetiva direta.
São os
casos de exemplos como:
“Alex
comeu a torrada.”
“Leia isto com muita atenção.”
“Ela
ama-o profundamente.”
“Preciso
que você faça um favor.”
Objeto direto precedido por preposição
Há
ainda, no aprendizado de objeto direto e indireto, um ponto que tende a ser um
pouco mais complexo. São os objetos diretos preposicionados. Estes só podem ser
precedidos pela preposição “a”, sem outras variações, e são utilizados quando o
próprio termo que forma o objeto o exige.
É
necessário considerar, neste caso, que a preposição não é exigida pelo verbo,
pois ele sempre é transitivo direto, mas pelos próprios elementos do objeto. É
o caso de exemplos como:
“Ofenderam
a mim sem motivo algum.”
A
preposição é exigida pelo “mim”, e não pelo verbo. Pergunta-se “ofenderam
quem?”, e a resposta pode ser “ofenderam Pedro”, “ofenderam Maria”, ou
“ofenderam a mim”. O verbo segue transitivo direto, mas o objeto deste caso
torna-se preposicionado.
Objeto indireto
A
compreensão de objeto direto e indireto torna-se ainda mais fácil quando
realizada em comparação com os dois tipos de objetos. Se o direto é fruto de um
verbo transitivo direto, torna-se evidente que o objeto indireto surja com um verbo
transitivo indireto.
Neste
caso, a natureza indireta do verbo transitivo exige uma preposição para indicar
o elemento ao qual a ação refere-se. Diferentemente do objeto direto, o
indireto gera perguntas indiretas, como “de quê?”, “de quem?”, “para quê?”,
“para quem?”, “em quem?”. As respostas destes questionamentos exigem
preposições.
Em
geral, objetos indiretos são formados por substantivos, pronomes oblíquos e por
orações subordinadas substantivas do tipo objetiva indireta. São os exemplos
mostrados em:
“Vera
duvidou da versão do filho.”
“Enviou-lhes
um presente.”
“O chefe
insistiu para que os trabalhadores ficassem por mais vinte minutos.”
Objeto indireto sem preposição
Deve-se
considerar, ainda, que quando o objeto indireto utiliza pronomes oblíquos ou
reflexivos, estes elementos já representam estruturas indiretas. Por isso, não
utilizam preposição explícita, que já está contida neles. É o caso de:
“O juiz
declarou-lhes inocentes.”
Torna-se
claro, neste caso, que a resposta é à pergunta “declarou a quem inocentes?”,
sendo “a eles” o objeto indireto pressupostos pelo pronome. Por isso,
considera-se, ainda, uma situação de objeto indireto, mesmo que não haja
preposição. É o equivalente dos objetos indiretos ao objeto direto
preposicionado.
Copiar no caderno para o dia 29/08/2019.
Exercícios de Ortografia
1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
10) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
Para o dia 22/08/2019
Diáspora
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
Acalmou a tormenta
Pereceram
Os que a estes mares ontem se arriscaram
E vivem os que por um amor tremeram
E dos céus os destinos esperaram
Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos pro outro lado
No Rio Vermelho do mar sagrado
Os Center shoppings superlotados
De retirantes refugiados
You, where are you?
Where are you?
Where are you?
Onde está
Meu irmão
Sem Irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
Onde estás?
Deus
Ó Deus onde estás
Que não respondes
Em que mundo
Em qu’estrela
Tu t’escondes
Embuçado nos céus
Há dois mil anos te mandei meu grito
Que embalde desde então corre o infinito
Onde estás, Senhor Deus
Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos pro outro lado
No Rio Vermelho do mar sagrado
Os Center shoppings superlotados
De retirantes refugiados
You, where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Onde está
Meu irmão
Sem Irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
Onde estás?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Copiar no caderno (pode imprimir)
Pesquisar imagens sobre Refugiados pelo mundo.
obs.: Haverá a produção de uma Campanha Publicitária( na sala de aula).
Para o dia 15/08/2019
Mais Uma Vez
Renato Russo
Duetos
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem...
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
1.Após analisar a letra da canção responda
se a temática é positiva ou negativa, em
seguida, explique por quê?
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2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no
sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai
ser alguém....quem acredita sempre alcança!” Muito
motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações?
Justifique sua resposta.
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3.
"Se você quiser alguém em quem confiar . Confie em si mesmo... após fazer
a leitura desse verso a que conclusão você chega?
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4. "Mas é claro que o sol vai voltar
amanhã..." "Espera que o sol já vem..." O que o sol representa
nesses versos? Explique.
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5. Observe o título da canção: “ Mais uma
vez”. Se você pudesse voltar ao passado o que gostaria de fazer mais uma vez?
Comente.
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6.
É
possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as
afirmações feitas pelo eu lírico? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual
afirmação você discorda?
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7. A música tem a
estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha,
possui rimas ( geralmente) , possui versos e estrofes. Quantos versos tem na
letra da música?
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8. Retire dois
pares de rimas da canção.
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9.Há estrofes na
música? Quantas?
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10.Será que “Quem
acredita sempre alcança”? Comente?
Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para o dia 08/08/2019
Coesão e coerência
1) O humor da tira
abaixo é construído a partir de uma incoerência. Que incoerência é
essa?
2) Dê coerência às frases
abaixo:
a) Eu estava com muito sono porque eu deitei bem
cedo.
b) Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à
praia.
c) Faça a prova com atenção, assim você não
tirará boa nota.
3) A ambiguidade (duplo sentido das expressões)
é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das
frases a seguir:
a) Maria deixou a sala completamente
suja.
b) O advogado viu o réu saindo do
tribunal.
c) O avô conversou muito com neto em seu
quarto.
4) A ambiguidade pode ser um recurso da
linguagem, sendo assim, não constituirá erro. Explique o efeito que a
ambiguidade causou no texto abaixo:
5) Reescreva as orações usando elementos de
coesão para elaborar um texto com elas:
a) Os
homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.
b) Eles
não compram por impulso. Não têm paciência para a burocracia do
crediário.
c) O
público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do
mercado consumidor.
d) As
propagandas normalmente são direcionadas às mulheres.
e) As
mulheres têm papel importante na decisão de compra de um homem.
f) Eles
dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é
bom, caro ou barato.
6) Quando o treinador Leão foi escolhido para
dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio Popular
publicou um texto com muitas imprecisões, do qual conta a seguinte
passagem:
“Durante a
sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra
natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e
disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos
após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do
grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso.
Cada atitude e cada declaração eram pensados com um racionalismo típico de sua
família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são
médicos.”
(Correio Popular, Campinas, 20 out.
2000.)
a) O que
aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”?
Reescreva o trecho de maneira que seja eliminado o equívoco.
b) A
expressão “por outro lado”, no início do segundo período, contribui para tornar
o trecho incoerente. Por quê?
7) Construa uma nova versão do texto abaixo,
utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar
adequados.
Para o dia 03/06/2019:
RECUPERAÇÃO DA AAP
DESAFIO
Você é um gênio? Ótimo! Então descubra o ladrão.
A Alfândega do aeroporto de São Paulo barrou cinco passageiros que iam viajar para o exterior. Um deles estava disfarçado. Ele usava um nome falso porque estava sendo procurado pela polícia. Os outros quatro passageiros eram profissionais em viagens de negócios. Observe as fotos dos passaportes, leia as pistas e descubra o ladrão.
1. Um dos passageiros está disfarçado e é o ladrão procurado pela polícia.
2. O advogado tem nariz grande, barba e bigode. Usa boné e não está sorrindo.
3. O médico está próximo ao cientista.
4. O pintor tem nariz grande, barba e bigode. Usa boné e está sorrindo.
5. O cientista tem nariz grande, barba e bigode. Não usa boné e não está sorrindo.
Quem é o ladrão?
Copiar e Responder no Caderno
Para o dia 27/05/2019
DESAFIO

1. Um dos passageiros está disfarçado e é o ladrão procurado pela polícia.
2. O advogado tem nariz grande, barba e bigode. Usa boné e não está sorrindo.
3. O médico está próximo ao cientista.
4. O pintor tem nariz grande, barba e bigode. Usa boné e está sorrindo.
5. O cientista tem nariz grande, barba e bigode. Não usa boné e não está sorrindo.
Quem é o ladrão?
Copiar e Responder no Caderno
Para o dia 27/05/2019
O Diário de Anne Frank
O Diário de Anne Frank
Quem escreve um diário, procura anotar seus pensamentos íntimos e reflexões. Anne Frank tenta descrever, o máximo possível, a vida cotidiana da casa de trás e as notícias que chegam de fora. Às vezes acontecem casos emocionantes para relatar, como bombardeios e tentativas de assaltos no meio da noite. Durante a narrativa, Anne consegue comentar de forma acertada as transformações de cada um dos que estão escondidos com ela, com sinceridade e um tanto irreverente em várias ocasiões. Anne Frank descreve as coisas com seu espírito crítico; não somente as alheias, mas também as próprias.
Como não tem nenhuma amiga para compartilhar suas intimidades, escreve longas cartas a uma amiga imaginária chamada Kitty. As cartas escritas a Kitty se multiplicam com rapidez. Durante sua permanência no esconderijo, o diário torna-se muito importante para ela. Serve como um desabafo. Em 16 de março de 1944, Anne anota: “O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso descrever; senão, me asfixiaria completamente”.
Assim, Anne Frank inicia o seu famoso diário, que ela escreveu em seu esconderijo, que ficava na casa de trás (1942 a 1944).
“... Daí, este diário. A fim de destacar na minha imaginação a figura da amiga por quem esperei tanto tempo, não vou anotar aqui uma série de fatos banais, como faz a maioria. Quero que este diário seja minha amiga e vou chamar esta amiga de Kitty. Mas se eu começasse a escrever a Kitty, assim sem mais nem menos, ninguém entenderia nada. Por isso, mesmo contra minha vontade, vou começar fazendo um breve resumo do que foi minha vida até agora."
Sábado, 20 de junho de 1942 O diário de Anne Frank
Leia o texto atentamente e responda às questões a seguir:
1. Podemos dizer que este texto é:
(A) uma narrativa (B) um texto científico (C) um texto poético (D) um texto informativo
2. “Anne Frank descreve as coisas com seu espírito crítico; não somente as alheias, mas também as próprias.”, as palavras destacadas significam respectivamente:
(A)de si mesma e das coisas que ela possuía.
(B)das coisas que ela possuía e das outras pessoas.
(C)de outras pessoas e de si mesma
(D)de si mesma e da sua imaginação.
3. Anne escreve o diário :
(A) Porque suas amigas não compartilhavam suas intimidades com ela
(B) Porque às vezes acontecem casos emocionantes para relatar
(C) Porque mesmo contra a sua vontade faz um breve resumo da sua vida
(D) Porque está só e não tem com quem compartilhar suas intimidades
4- Ela escreve uma narrativa em forma de:
(A) poesias (B)cartas (C) contos (D) bilhetes
5- Em 16 de março de 1944, Anne anota: “O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso descrever; senão, me asfixiaria completamente”. Podemos deduzir que:
(A) através da escrita podemos expressar nossas emoções e sentimentos
(B) a escrita não serve para expressar emoções e sentimentos.
(C) somente através da leitura podemos expressar nossas emoções e sentimentos
(D) existem várias maneiras de expressar nossas emoções e sentimentos
Entregar em folha separada, com nome e número, para nota.
Para o dia 20/05/2019
Para o dia 13/05/2019
Leia o poema para responder às questões de 1 a 3.
A palavra mágica
Certa palavra dorme na sombraL
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.
Carlos Drummond de Andrade. In: Discurso de Primavera, 1977 e Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa. São Paulo: Nova Aguilar, 2002.
Questão 1
Tema: Interpretação de textos
Segundo o poeta, a palavra é mágica porque:
a) não possui um significado, visto que “dorme na sombra”.
b) possui um significado que não pode ser encontrado: é apenas uma senha.
c) nunca pode ser encontrada, em parte alguma do mundo todo.
d) quando encontrada, torna-se a senha da vida.
e) mesmo sem ser encontrada, dá significado à procura.
Questão 2
Tema: Coesão e coerência
Pergunta retórica
Ao inserir a pergunta “Como desencantá-la?”, o poeta:
a) estabelece um diálogo direto com o leitor.
b) faz uma pergunta retórica que ele mesmo responde.
c) antecipa um assunto que irá desenvolver logo em seguida.
d) provoca uma reflexão que não espera a resposta de ninguém.
e) deixa subentendida a ideia de que é impossível desencantar a palavra.
Gabarito e resolução
Questão 3
Tema: Estudos da língua
Conotação e denotação
Conotação é empregar as palavras com sentido figurativo, como ocorre nos primeiros versos do poema: “Certa palavra dorme na sombra de um livro raro”. Esse sentido figurativo também pode ser percebido nos seguintes versos:
a) É a senha da vida/ a senha do mundo.
b) Vou procurá-la a vida inteira.
c) Se tarda o encontro, se não a encontro,/ não desanimo.
d) Não desanimo/ procuro sempre.
e) Procuro sempre, e minha procura/ ficará sendo/ minha palavra.
Copiar e Responder para o dia 06/05/2019
1) O nome da tirinha é “Divã” e os 3 primeiros quadrinhos levam o leitor a pensar que a mulher estava em uma consulta com um psicólogo. O que surpreende o leitor no último quadrinho?
2) Circule as preposições nas falas da tirinha:
a) Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b) Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias...
c) Sem problemas...
d) Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.
3) Em “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição destacada indica:
a) modo b) tempo c) companhia d) instrumento
4) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas:
(1) Origem ( ) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo ( ) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar ( ) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto ( ) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade ( ) Ele passou mal de tanto comer.
(6) Instrumento ( ) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse ( ) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria ( ) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia ( ) Vou ao shopping.
(10) Causa ( ) Viajaremos em dois dias.
Para o dia 29/04
Copiar e Responder!!
Texto 1
Brigadeiro de micro-ondas
Rendimento: 30 porções
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de margarina quanto baste de chocolate granulado
Modo de preparo Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no micro-ondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.
Texto 2
RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA
Faça uma careta e mande a tristeza pra longe pro outro lado do mar ou da lua
vá para o meio da rua e plante bananeira faça alguma besteira
depois estique os braços apanhe uma estrela e procure o melhor amigo para um longo e apertado abraço.
Roseana Murray
Texto 3
Receita para preservar o meio ambiente
Ingredientes:
500 unidades de árvores
4 sacos de respeito aos animais
2 kg de preservação dos bens florestais
200g de respeito à natureza Grama a gosto
Modo de fazer:
Para criar meio ambiente exemplar, acrescente respeito aos animais e a preservação dos bens florestais. Unte as unidades de árvores em um recipiente quadrado, com bastante grama e bem espaçadas. Deixe na geladeira e espere algumas horas. Retire e cubra com respeito à natureza.
Tempo de preparo: Alguns anos. Rendimento: Uma floresta bem preservada Dicas: Acrescente alguns animais e dê boa vida a eles.
1)Em que tipo de material você acredita que os textos podem ser publicados?
2) Que assuntos foram tratados nos textos lidos?
3) Possivelmente quem seria o público-alvo?
4) Como se apresenta a linguagem?
5) Com relação ao texto 3:
O texto lido é uma receita? Por que esse título foi dado ao poema?
Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER!!!
Para o dia 22/04/2019
Leia o texto abaixo:
VISITA
Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não faça isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo: Ática, 2001. p. 88-89
01. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem
(A) colocou-o dentro de um pote de água.
(B) escondeu-o para que ninguém o matasse.
(C) pingou água sobre sua cabeça.
(D) procurou por outros insetos no escritório.
02. O homem interessou-se pelo inseto porque
(A) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
(B) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
(C) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
(D) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
03. A mudança na rotina do homem deveu-se
(A) à chegada do inseto na redação do jornal.
(B) ao intenso calor daquela tarde de verão.
(C) à monotonia do trabalho no escritório.
(D) à transferência de local onde estava o inseto.
04. Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de
(A) maldade
(B) afeição
(C) desprezo
(D) esperança
05. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem
(A) curiosidade científica.
(B) lembranças da infância.
(C) medo de pegar uma doença.
(D) sensação de espanto.
06. Com base na leitura do texto, pode-se concluir que a questão central é
(A) a presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
(B) a saudade dos amigos de infância.
(C) a vida agitada da grande cidade.
(D) a preocupação com a proteção aos animais.
Leia:
O CÂNTICO DA TERRA
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranquila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e
Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado
O berço pequenino de te
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno do teu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.
Cora Coralina
7. A associação entre terra e mulher é expressa no verso
(A) “Sou a espiga generosa de teu gado”
(B) “Sou o chão que se prende
(C) “Sou a razão de tua vida”
(D) “Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor”
08. A religiosidade do poema é revelada no verso
(A) “A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.”
(B) “De mim vieste pela mão do Criado
(C) “Eu sou a grande Mãe Universal.”
(D) “Sou a telha da coberta de teu lar.”
09. O texto “O cântico da terra” pode ser considerado um poema porque os
(A) organiza-se em estrofes com o mesmo número de versos
(B) explora a sonoridade e o duplo sentido das palavras
(C) apresenta rima no final de todos os verso
(D) utiliza expressões da linguagem formal
10 Na quinta estrofe, o poema refere-se .
(A) ao reencontro com o amor
(B) ao retorno do viajante
(C) à morte do lavrador.
(D) à volta aos braços da mãe.
11. O texto é um poema que canta
(A) o exílio do poeta.
(B) a criação do mundo.
(C) a origem da vida.
(D) a infância do lavrador.
Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER
Para o dia 15/04/2019
Ortografia - S ou Z (Cruzadinha)
Ortografia – S ou Z
Complete a cruzadinha com palavras que se escrevem com S ou Z, seguindo as pistas:
1 – Quem tem vontade de saber tudo, bisbilhoteiro
2 – Parto realizado por meio de uma cirurgia
3 – Morada fixa, casa, lar
4 – Ferimento, traumatismo
5 – Fazer de novo
6 – Informar, comunicar
7 – Acidez no estômago, queimação
8 – Má sorte, falta de sorte
9 – Recipiente para colocar cinzas e pontas de cigarro
10 – Gancho farpado que fisga o peixe
11 – Mulher natural do Japão
12 – Quem tem o poder de julgar, quem apita o jogo
13 – Ladrilho vidrado e colorido para colocar na parede
14 – Tempo que se aproveita para recreação
15 – Ensino da fé cristã para crianças
16 – Local da casa onde se faz a comida
17 – Cerimônia matrimonial, vínculo entre marido e mulher
18 – Sonho muito ruim
19 – Mulher que escreve poemas
20 – Afastar do convívio, separar dos outros
21 – Tornar liso
22 – Mamífero astuto, semelhante ao lobo, de cauda longa e peluda
23 – Cada um dos membros superiores de aves, morcegos e insetos voadores
24 – Pouco profundo, parte não profunda do rio, mar ou piscina
Para o dia 08/04/2019
1. Leia o texto abaixo.
Como uma onda
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir,
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
E aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
SANTOS, Lulu; MOTA, Nelson. Como uma onda. In: SANTOS, Lulu. CD O último romântico. BMG Ariola 255157-2, 1987.
No Texto 1, a palavra destacada em “A vida vem em ondas, como um mar” (v. 4) exprime uma ideia de
A) alternância.
B) comparação.
C) finalidade.
D) oposição.
2. Leia o texto abaixo.
Passeio pelo campo
Começaram as férias. Valentina se prepara para passar uns dias na casa de seus avós. Por isso, está um pouco inquieta, afinal, viajará sozinha, experiência que realiza pela primeira vez.
Os pais a acompanham até a rodoviária, de onde se despedem com beijos, abraços e muitas recomendações:
– Comporte-se bem! Avise assim que chegar... Ajude seus avós nas tarefas de casa!
O ônibus parte rapidamente. Valentina, emocionada, olha pela janela e acena para seus pais, que respondem da plataforma da estação.
Fica olhando... cada vez os vê menores, como pontinhos agitando as mãos, em alegre despedida.
À medida que se distancia, ficam para trás a cidade, seus altos edifícios e grandes casas, as enormes chaminés das fábricas, suas amplas avenidas e uma multidão de pessoas, que se dirigem a todas as partes.
REPETTO, Juan Carlos Porta. Passeio pelo campo. Curitiba: Módulo. p. 2, 3 e 4. Fragmento.
Leia novamente o trecho abaixo.
“Avise assim que chegar...” (ℓ. 8-9)
Nesse trecho, a expressão destacada indica
A) causa.
B) finalidade.
C) lugar.
D) tempo
Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER!!!
Para o dia 01/04/2019
Coesão e Coerência
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.
Coerência
Coerência é a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo relação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência. Um mesmo texto pode parecer coerente (interpretável) para um leitor/ouvinte e não para outro.
Exemplo:
Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).
Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações).
Atividades
1- Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:
A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, insônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se procure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexuaL." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.
além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se – como
A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, insônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se procure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexuaL." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.
além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se – como
2- Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)
b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar. (____________________________)
c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. (____________________________)
3- Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III.Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV.Estava doente, mas foi trabalhar.
V.Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para o dia 25/03/2019
Não é necessário responder!!!
Questão 1 – A campanha publicitária acima tem por objetivo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Questão 2 – As orações “ANIMAL NÃO É BRINQUEDO” e “SENTE FOME, FRIO E MEDO” poderiam ser integradas, por meio do seguinte conectivo:
a) portanto
b) e
c) aliás
d) pois
Agora, identifique a ideia expressa pelo conectivo selecionado: ___________________________
Questão 3 – O fragmento “POSSE RESPONSÁVEL: maltratar ou abandonar animais é CRIME previsto em lei.” funciona como:
a) uma advertência
b) um conselho
c) um convite
d) uma sugestão
Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER!!!
Para o dia 11/03/2019
Anúncio publicitário
A nossa vivência no dia a dia permite com que convivamos com as mais variadas situações comunicativas. Isso acontece porque estamos inseridos em uma sociedade e, desta forma, compartilhamos nossa ideias e opiniões com as pessoas que estão ao nosso redor.
Estes momentos nos quais comunicamos algo recebem denominações diferentes, pois cada um deles possui uma finalidade específica. Lembra-se daquele bilhete que você enviou à professora avisando-a que precisava se ausentar da aula? E aquele manual de instruções que tanto lhe orientou para que pudesse manusear corretamente seu videogame?
Percebeu que houve uma divergência no que se refere à ideia contida em ambos os textos, não é verdade? Em virtude disso é que para a linguagem escrita eles são denominados de “gêneros textuais”, pois possuem intenções diferentes, como nos mostram os dois exemplos citados acima – um serviu para comunicar algo, e outro para orientar.
Agora vamos conhecer as características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada... Por que publicitário?
Este termo nos lembra algo que faz parte de uma coletividade, ou seja, várias pessoas terão a oportunidade de vê-lo, pois faz parte de um público em geral. E qual seria o objetivo de alguém que se dispõe a construir um anúncio destes? Pois saiba que sua principal característica é convencer, a todos que o vêem, a adquirir um determinado produto, ir a uma loja aproveitar as imperdíveis promoções, entre outros propósitos.
Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!
* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.
* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.
* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:
TIM, viver sem fronteiras
Estes momentos nos quais comunicamos algo recebem denominações diferentes, pois cada um deles possui uma finalidade específica. Lembra-se daquele bilhete que você enviou à professora avisando-a que precisava se ausentar da aula? E aquele manual de instruções que tanto lhe orientou para que pudesse manusear corretamente seu videogame?
Percebeu que houve uma divergência no que se refere à ideia contida em ambos os textos, não é verdade? Em virtude disso é que para a linguagem escrita eles são denominados de “gêneros textuais”, pois possuem intenções diferentes, como nos mostram os dois exemplos citados acima – um serviu para comunicar algo, e outro para orientar.
Agora vamos conhecer as características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada... Por que publicitário?
Este termo nos lembra algo que faz parte de uma coletividade, ou seja, várias pessoas terão a oportunidade de vê-lo, pois faz parte de um público em geral. E qual seria o objetivo de alguém que se dispõe a construir um anúncio destes? Pois saiba que sua principal característica é convencer, a todos que o vêem, a adquirir um determinado produto, ir a uma loja aproveitar as imperdíveis promoções, entre outros propósitos.
Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!
* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.
* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.
* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:
TIM, viver sem fronteiras
HAVAIANAS, as legítimas, e muitas outras.
Atividades:

1. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo.
a) Qual é o público-alvo do anúncio?
____________________________________________________________
b) Como você chegou a essa conclusão?
____________________________________________________________
2. Identifique no texto:
a) o produto oferecido: ___________
b) há quantos anos o produto é ofertado? _____________________
3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?
____________________________________________________________
2. Identifique no texto:
a) o produto oferecido: ___________
b) há quantos anos o produto é ofertado? _____________________
3. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?
____________________________________________________________
4. Qual palavra do anúncio pode ser lida de duas formas diferentes?
_____________________________________________________________
5. Qual é a ambiguidade presente no anúncio?
_____________________________________________________________
6ª) O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma idéia. Qual a finalidade do anúncio em estudo?
______________________________________________________________________
7ª) Quem é o responsável pela publicação desse anúncio?
______________________________________________________________________
8ª) Que recursos foram empregados visando ao sucesso do propaganda?
______________________________________________________________________
9ª) Identifique o verbo no imperativo que sintetiza a linguagem persuasiva do objetivo do projeto.
______________________________________________________________________
Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para o dia 28/02/2019
Não é necessário responder!!!
1. Leia:
“(...) Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
(Os anjos – Legião Urbana)
A letra da música Os anjos, de autoria de Renato Russo, apresenta elementos que a identificam com o seguinte tipo textual:
a) Narração.
b) Descrição.
c) Injunção.
d) Dissertação.
2. Preencha os parênteses com os números correspondentes:
-
Narrar
-
Argumentar
-
Expor
-
Descrever
-
Prescrever( ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.( ) Ato próprio de textos em que se retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
3. São características dos textos injuntivos e prescritivos:
I. Emprego de termos técnicos e linguagem elaborada.
II. Linguagem simples e objetiva, cujo intuito é o entendimento integral da mensagem.
III. Utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma ordem ou aconselhamento.
IV. São considerados gêneros textuais, podendo ser alterados de acordo com as necessidades dos falantes.
a) Todas estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) I e IV estão corretas.
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Para o dia 18/02/2019
Não é necessário responder!!!
"O dono da bola", Ruth Rocha
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era a bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...
– Espírito esportivo, nada! – berrava Caloca. – E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.
A coisa começou a complicar mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:
– Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
– Se eu não for o capitão do time, vou embora!
– Se o treino for muito cedo, eu não trago a bola!
E quando não se fazia o que ele queria, já sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
– A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse o Beto, zangado. – É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem.
E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho. Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias, o Carlos Alberto não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem jogar, eu empresto a minha bola.
Carlos Alberto estava outro. Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
– Viva o Estrela-d’Alva Futebol Clube!
– Viva!
– Viva o Catapimba!
– Viva!
– Viva o Carlos Alberto!
– Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:
– Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca!
# Exercícios:
1) Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
2) Quem narra a história participa dela ou não?
3) Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor condições para emprestar sua bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase retirada do texto.
4) Qual era a finalidade da reunião que Catapimba, o secretário do time, resolveu fazer?
5) Qual era o nome do time?
6) Ao final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto tivesse continuado com o mesmo comportamento de antes, tu achas que o time sairia vitorioso? Justifique sua resposta.
7) Relacione as ações às reações dos personagens:
(1) O juiz marca falta.
(2) Catapimba fez uma reunião para resolver o problema.
(3) Caloca se arrepende e pede para voltar ao time.
(4) O time conquista a vitória no campeonato.
( ) Caloca retira-se do time, isolando-se dos colegas.
( ) Todos se abraçam e gritam “viva”.
( ) Caloca grita: “Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!”
( ) Os colegas recebem Caloca de volta ao time.
8) Carlos Alberto apresenta características diferentes no decorrer dos três momentos da narrativa. Faça a devida associação:
(1) 1° momento (2) 2° momento (3) 3° momento
( ) solitário ( ) briguento ( ) cooperativo
( ) egoísta ( ) zangado ( ) arrependido
( ) chantagista ( ) amigável ( ) encrenqueiro
Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para o dia 11/02/2019
Não é necessário responder!!!















deregjhonson de revesgueio
ResponderExcluiré nois <3
ResponderExcluirHey i am a gringo,please stop the lessons,because i don't have more money to print out,ok flws
ResponderExcluirhey, i am gringo, please stop the lessons, because i don´t have mind
ResponderExcluir<3
ResponderExcluirass:alguem ai
this man is using my name to say things that he thinks,stop with this because this isn't coll my friend
ResponderExcluir