ATIVIDADES PARA CASA 8º ano

Nome:                                                                                            n.º

8º ano___

Atividades:


O APAGÃO DA LEITURA
Ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país: o que você pode fazer para interpretar melhor os textos que lê? 
                                                                           
O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura. A escolaridade média do brasileiro melhorou como nunca na última década, assim como a inclusão no sistema de ensino. O brasileiro comprou mais de 469 milhões de exemplares de livros em 2011. O Plano Nacional do Livro e Leitura mapeou 900 atividades listadas pelo Estado para incentivo à leitura. Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso: se é verdade que nunca se leu tanto no país como na era da internet, também é fato que nossa qualidade de leitura, historicamente ruim, ganhou agora precisão de pesquisa.
O Indicador do Alfabetismo Funcional 2011-2012, do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa, mostra que só 1 em cada 3 brasileiros com ensino médio completo é de fato alfabetizado (35%) e 2 em cada 5 com formação superior (38%) têm nível insuficiente em leitura. É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país - parcela significativa da população, mas que, simplesmente, não entendem o que leem. (...)
NATALI, Adriana. Revista Língua Portuguesa. Editora Segmento, edição de setembro de 2012.
01. Com base na leitura do texto, depreende-se que a autora, predominantemente,
a) defende um ponto de vista sobre um assunto com argumentos convincentes.
b) explica uma ideia que já foi comprovada por instituição de pesquisa.
c) narra um episódio que exemplifica o problema citado.
d) descreve um problema presente no Brasil, sem defender nenhum ponto de vista.
e) indica comandos que devem ser seguidos para minimizar o problema em questão.
02. Para substituir a palavra “chaga” em “Ler e não entender é chaga que afeta até a elite bem formada do país:...”, pode-se utilizar, mantendo o mesmo sentido, o termo:
a) ferida
b) problema
c) questão
d) desafio
e) insatisfação
03. Com base na interpretação do período “O Brasil vive prosperidade mendiga na leitura”, pode-se reconhecer que a autora defende a tese de que
a) O povo brasileiro está praticando uma leitura diversificada e com mais qualidade.
b) Não houve nenhum avanço com relação à leitura dos brasileiros.
c) O brasileiro não adquire, em sua formação acadêmica, as habilidades leitoras necessárias para se tornar um leitor crítico.
d) O nível de leitura dos brasileiros está prosperando a cada dia devido à presença da internet.
e) O brasileiro está lendo mais, porém ainda apresenta dificuldade em compreender e interpretar o que lê.
04. Para comprovar a ideia de que o brasileiro está lendo mais, a autora fez uso de quais informações?
a) Opinião de especialistas.
c) Referências históricas.
c) Dados estatísticos.
d) Citação de livros ou filmes.
e) Exemplos de casos reais.
05. “Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso:...”. A conjunção “entretanto”, ao introduzir a oração destacada, estabelece uma ideia de
a) Contrariedade em relação à informação que será mencionada posteriormente.
b) Acréscimo de informação que complementa a ideia da oração anterior.
c) Conclusão de um pensamento que foi mencionado anteriormente.
d) Contrariedade em relação à informação mencionada anteriormente.
e) Comparação entre dois problemas que persistem na educação dos brasileiros.
06. “Entretanto os sintomas do avanço parecem a ponta do iceberg do atraso:...”. A expressão em destaque quer dizer que
a) o problema discutido é simples e de fácil resolução.
b) não houve avanços no nível de leitura dos brasileiros, somente atraso.
c) o problema em questão é bem maior e mais sério do que aparenta ser.
d) o atraso na leitura dos brasileiros é devido à falta de estudo.
e) houve muitos avanços na questão da leitura e os problemas que persistem são irrisórios.
07. “É gente que ocupa o refinado nicho das pessoas qualificadas do país...”. A expressão destacada tem o mesmo sentido de
a) posição social
b) espaço natural
c) lugar de destaque
d) minoria letrada
e) grupo majoritário

Aglutinação e Justaposição:

08. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:
a) derivação      
b) onomatopeia       
c) hibridismo   
d) composição      
e) prefixação 



Atividade Avaliativa
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AGUARDEM DATA DE ENTREGA!!!!











Páginas 17 e 18 para o dia 09/03/2020


*Demais páginas para o dia 12/02/2020



Artigo de opinião : ficha para orientar na construção de artigos de opinião

O artigo de opinião é um tipo de texto muito presente na vida escolar.  A seguir vamos apresentar uma ficha que pode servir de orientação para o planejamento e elaboração de um artigo de opinião


O primeiro passo é desencadear a escolha de um tema. O professor pode pedir a turma que escolha temas que eles acreditam que possam desencadear uma boa discussão. Poderá ser feita uma relação dos temas apontados pelos alunos e depois pode-se escolher democraticamente um  ou mais temas.

Segundo passo: O professor poderá apresentar para a turma alguns textos  interessantes sobre o tema, chamando a atenção para o ponto de vista do autor e os argumentos apresentados. É um bom momento para explorar as características do artigo de opinião.

Terceiro passo : hora de planejar o artigo que vai ser escrito

a) Título (Lembrando-se que o título pode ser dado após o planejamento)
b) Ponto de vista: qual vai ser o ponto de vista que o autor do texto vai defender. Pode ser a favor, contra ou uma análise dos pontos negativos e positivos.
c) Argumento 1
d)Argumento 2
e) Argumento 3
f) Um exemplo
g) Conclusão: para montar a conclusão retome o ponto de vista e acrescente uma última reflexão sobre a tese defendida. Pode-se acrescentar uma solução ou ainda fazer uma nova pergunta que leve o autor a refletir sobre o assunto.

Quarto passo: Hora de colocar as ideias no papel. Escreva o texto . Considere cada item de b a g como parágrafos independentes. Após terminar, peça um colega para ler e apontar o que pode ser modificado em seu texto.



SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?
Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-pólo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.
O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. Dinheiro para investir nisso nós sabemos que há. Os estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014 comprovam isso. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos por a culpa.
Minha cidade apesar de muito conhecida no estado por ser uma cidade-pólo, por suas festas de vaquejadas e emancipação política, sofre com essa crueldade. Há anos que esse município não sabe o que é ter um filho originalmente nascido na sua terra. Quantos idosos e crianças já adoeceram nas madrugadas e foram obrigados a negociar com a sorte, pedindo um pouco mais de calma enquanto chegassem a algum hospital em Campina Grande (36 km - 40 minutos de viagem)? Porém, em épocas de campanha política a saúde pública é um dos projetos mais prometidos pelos atônitos candidatos. O interessante é que o tempo que faz que não nasce uma criança em Remígio é o mesmo em que o povo vive iludido numa esperança utópica da nossa situação mudar.
A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carradinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.
Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.
ATIVIDADE EM SALA

1.    Sobre o texto acima, responda:
a)    Que gênero textual é esse que acabamos de ler?
b)    Para que serve um texto como esse?
c)    Onde encontramos textos assim?
d)    Qual o tema tratado nesse texto?
e)    Você achou esse título subjetivo ou objetivo?
f)     Que outro título você daria a esse texto?
g)    Como o autor fez a introdução do seu texto?
h)    Qual é a opinião do autor sobre esse tema?
i)      Por que ele diz que dinheiro para investir na saúde há?
j)  Quais são os dois problemas da má saúde pública no Brasil apontado pelo autor no fim do segundo parágrafo?
k)    O autor cita um exemplo que acontece na cidade dele. Que exemplo é este? Devemos citar exemplos em artigos de opinião? Por que?
l)      De quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil?
m)  O que, na maioria das vezes, tanto eleitores quanto candidatos em buscam em época de eleições?
n)    Qual a estratégia usada pelo autor para concluir seu texto?



Para o dia 02/03/2020








GERAÇÃO  DO CELULAR
Inaê Soares da Silva
            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.
Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso. 
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araújo




1ª) Qual o assunto do artigo de opinião?

______________________________________________________________


2ª) A finalidade do texto é

a) informar sobre o avanço das tecnologias.

b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.

c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.

d) informar sobre a importância do celular na comunicação.

3ª) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?
a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo  que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

4ª) Há uma opinião da autora em
a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos  mais contato com as pessoas...”
5ª) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d)são obrigados a usarem o celular.
6ª) A tese que a autora Inaê Soares defende está em
a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”
7ª) No trecho: “Adultos chegam do trabalho vão conferir as últimas atualizações...” , a palavra em destaque revela circunstância de
a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.
8ª) O que a autora quis dizer ao escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?
a) Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real (olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.
9º No trecho: “...e isso preocupa.”, o termo em destaque se refere
a) aos adultos que chegam do trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova tecnologia.
c) à mudança da cultura da população.
d) às últimas atualizações  dos aplicativos de relacionamento.
10ª) Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”











  
Para o dia 27/02/2020
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Texto Prescritivo e Texto Injuntivo

Retomemos, pois, à noção relacionada aos tipos textuais, cujas modalidades se expressam pelo narrativo, dissertativo e descritivo. Todos dotados de características distintas que, possivelmente juntas, manifestam-se nos chamados gêneros textuais. Aparecem “juntas” quando consideramos um editorial, por exemplo. Nele podemos encontrar aspectos narrativos e dissertativos ao mesmo tempo, assim como também poderá ocorrer nos demais gêneros.

Uma vez retomadas tais noções, partamos para uma modalidade de gênero muito comum a todos nós, cuja finalidade discursiva cumpre o papel de nos instruir acerca de um determinado assunto. Dessa forma, há dois tipos de texto que serão retratados aqui, com o intuito de explicar as características que os demarcam. São eles: o texto prescritivo e o injuntivo
O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim. Trata-se, pois, de uma imposição de natureza coercitiva, cujos exemplos se manifestam por:

* As cláusulas regidas mediante um dado contrato;

* As regras proferidas mediante os pressupostos gramaticais;

* As instruções manifestadas na maioria dos editais de concursos públicos;
* Os discursos revelados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal.
Já o chamado texto injuntivo, de semelhante finalidade (instrução), já não apresenta esse caráter coercitivo, haja vista que apenas induz o interlocutor a proceder desta ou daquela forma. Assim, torna-se possível substituir um determinado procedimento em função de outro, como é o caso do que ocorre com os ingredientes de uma receita culinária, por exemplo. São exemplos dessa modalidade:

* A mensagem revelada pela maioria dos livros de autoajuda;

* O discurso manifestado mediante um manual de instruções;

* As instruções materializadas por meio de uma receita culinária. 

Para o dia 18/02/2020










1.  Leia a música abaixo e marque a única alternativa correta:
Esmola
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola pro ceguinho, pro menino
Em toda esquina tem  gente só pedindo.
Uma escola pro desempregado
Uma esmola pro preto, pobre, doente
Uma esmola pro que resta do Brasil
Pro mendigo, pro indigente (...)
(Samuel Rosa/Chico Amaral)
A música registra um pedido de esmola, em que o eu - lírico utiliza uma linguagem:
a) Pouco compreensiva, já que contém vários erros de gramática.
b) Coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.
c) Imprópria para os poemas da literatura brasileira.
d) Crítica, porém não-coloquial.
e) Descuidada e cheia de repetições
2. Leia o texto abaixo e julgue as afirmações em VERDADEIRAS ou FALSAS:
E AÍ, DOIDERA, CADÊ A PARADA LÁ?!
(  ) As gírias são expressões que marcam a língua coloquial, ou seja, é uma variante mais espontânea, utilizada nas relações informais entre os falantes.
(  ) O emprego intensivo de gírias entre os falantes faz com que essa variedade linguística se propague rapidamente.
(  ) O autor do texto expõe sobre um processo linguístico que sofre influência de inúmeros fatores entre eles: a relação entre falantes e ouvintes.
( ) “doidera” e “parada”  são expressões resultantes de variação linguística, empregadas entre falantes, marcadas por uma época e o grupo social de que fazem parte.
3. Assinale a alternativa que contém uma informação FALSA em  relação ao fenômeno da variação linguística.
a) A variação linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
b) A variedade linguística usada num texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.
c) As variedades  que  se  diferenciam  da  variedade  considerada  padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
d) As línguas  são  heterogêneas  e  variáveis  e,  por  isso,  os  falantes apresentam  variações  na  sua  forma  de  expressão,  provenientes  de diferentes fatores.
4. São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verificar as variantes linguísticas para  as  palavras  “tangerina” e  “mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da língua portuguesa, assinale a ÚNICA opção CORRETA.
a) As palavras tangerina, mexerica e laranja-cravo são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira.
b) São corretas apenas as formas “mandioca” e “tangerina”, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta e laranja-cravo é errado falar.
c) O uso da palavra macaxeira não é correto, pois  faz  parte da língua indígena do nordeste do País.
d) quando um  falante usa o termo macaxeira, em vez de  mandioca,  demonstra  pertencer  a  uma  classe social baixa.
e) Os brasileiros falam o Português mais corretamente na região Sul do que na região Nordeste. 
5. (ENEM 2009) A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem varias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine que você esta a procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você
a) fará uso da linguagem metafórica.
b) apresentar elementos não verbais.
c) utilizar do registro informal.
d) evidenciar da norma padrão.
e) fará uso de gírias.

Para o dia 11/02/2020
Responder  na Sala de aula

FINAL





Leia o poema abaixo. 






Lampião e Lancelote







                                                            [...]



                                                            Agora eu lhes apresento 



                                                            Um grande cangaceiro 



                                                            Nascido em nosso país 



                                                            Leal e bom companheiro 



                                                            Para uns foi criminoso 


                                                            Para outros justiceiro 



                                                            Criado nas terras secas 

                                                            Vaqueiro trabalhador 

                                                            Cuidava de um ralo gado 

                                                            Com coragem e com valor 

                                                            Seu nome era Virgulino 

                                                            Mas um dia veio a dor 



                                                            Ao ver seu pai baleado 

                                                            Ele partiu pra vingança 

                                                            À frente dos cangaceiros 

                                                            Se pôs logo em liderança 

                                                            Bando de cabras armados 

                                                            Ao inimigo com ganância*! 



                                                            Com este bando temido 

                                                            Atirava igual canhão 

                                                            Com seu rifle poderoso 

                                                            Tornava a noite um clarão 

                                                            Por isso todo orgulhoso 

                                                            Se chamou de lampião 

                                                                                                    [...]



                                                                 (*Ganância significa um desejo grande de alcançar algum objetivo)

                                                                 (Vilela, Fernando. Lampião e Lancelote, São Paulo: Cosac Naify, 2006) 



1. O que levou o personagem do poema a se tornar um líder de cangaceiros foi 



(A) sua coragem e seu valor. 

(B) a morte de seu pai. 

(C) um bando de cabras armados. 

(D) seu apelido de Lampião. 



2. “Para uns foi criminoso 

       Para outros justiceiro” 



A palavra “justiceiro” foi utilizada para mostrar que o personagem era visto como alguém que 



(A) respeitava muito a justiça. 

(B) julgava bandidos no tribunal. 

(C) fazia justiça com as próprias mãos. 

(D) justificava seus atos de vingança. 




3. Ao inimigo com ganância! 








O ponto de exclamação ao final desse verso é utilizado para 







(A) enfatizar a força da vingança. 



(B) assustar o leitor com a situação criada. 



(C) revelar surpresa com o desejo de vingança. 



(D) expressar preocupação com a situação do inimigo. 






4. “Com seu rifle poderoso” 



A palavra seu, grifada na frase acima refere-se ao 



(A) bando de Lampião. 

(B) cangaceiros. 

(C) pai. 

(D) Virgulino. 

Para o dia: 04/11/2019








Uma lembrança para guardar com carinho 


Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida, como a professora disse. Ela também disse para todo mundo vir bem limpo e penteado. Eu entrei no pátio do recreio cheio de brilhantina na cabeça. Todos os meus amigos já estavam lá e a professora estava brigando com o Godofredo, que veio vestido de marciano. O Godofredo tem pai muito rico, que compra todos os brinquedos que ele quer. O Godofredo estava dizendo para a professora que ele queria de todo jeito ser fotografado de marciano e que, senão, ele ia embora. O fotógrafo também já estava lá com a máquina, e a professora disse para ele andar logo, porque senão a gente ia perder a aula de matemática. O Agnaldo, que é o primeiro da classe e o queridinho da professora, disse que seria uma pena não ter aula de matemática, porque ele gosta muito e tinha feito todos os problemas. O Eudes, um colega muito forte, queria dar um soco no nariz do Agnaldo, mas o Agnaldo usa óculos e a gente não pode bater nele tanto quanto gostaria. A professora começou a gritar que nós éramos insuportáveis, que se continuasse assim não ia ter mais fotografia e que ia todo mundo para a classe. Aí o fotógrafo disse: “Vamos, vamos, calma, calma. Deixe que eu sei como se fala com criança, vai dar tudo certo.” O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila sentada no chão, a segunda em pé em volta da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a terceira, em pé em cima de uns caixotes. Esse fotógrafo tem boas idéias mesmo. Fomos buscar os caixotes que estavam no porão da escola. Foi muito divertido, porque não havia muita luz no porão e o Rufino enfiou um saco velho na cabeça e ficou gritando: “UUU! Eu sou um fantasma”. E aí a gente viu a professora chegar. Ela não parecia muito contente, então nós saímos depressa com os caixotes. O único que ficou foi o Rufino. Com aquele saco ele não via o que estava acontecendo e continuava gritando: “UUU! Eu sou um fantasma”, e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele. O Rufino levou um baita susto. Quando chegou de novo no pátio, a professora largou a orelha dele e bateu com a mão na testa e disse: “Mas vocês estão imundos.” Era verdade, a gente tinha se sujado um pouco fazendo palhaçadas no porão. A professora estava zangada, mas aí o fotógrafo disse que não fazia mal, que dava tempo da gente se lavar enquanto ele arrumava os caixotes e a cadeira para a foto. O único que estava com a cara limpa era o Agnaldo, e fora ele também o Godofredo, porque ele estava com a cabeça dentro do capacete de marciano, que parecia um aquário. O Godofredo disse para a professora: “Está vendo só, professora, se todos tivessem vindo vestidos como eu não tinha acontecido nada disso.” Eu vi que a professora estava com muita vontade de puxar as orelhas do Godofredo, mas não tinha jeito de segurar, no aquário. Essa roupa de marciano é um arranjo incrível!
(Goscinny. O Pequeno Nicolau. Martins Fontes, São Paulo, 1986)

1. A pessoa que está contando essa história é
(A) o Godofredo, um dos alunos. 
(B) o fotógrafo que vai fotografar a classe. 

(C) a professora da classe.


 (D) um dos alunos da classe.


2. "Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida". Nesse trecho, as palavras grifadas, todo mundo, nós, e a gente representam
(A) os alunos da classe.
(B) as pessoas em geral e a professora.
(C) os alunos, a professora e o fotógrafo.

(D) todas as pessoas da cidade.




3. O narrador comenta: “Essa roupa de marciano é um arranjo incrível”! porque
(A) com o capacete parece um aquário.
(B) ele acha essa roupa uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.
(C) o capacete não deixa que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.

(D) o capacete protege o rosto e o aluno não precisa se lavar.




4. No trecho "e foi a professora que tirou o saco da cabeça dele ", a palavra grifada quer dizer:
(A) do Rufino.
(B) do Godofredo.
(C) do velho.

(D) do Agnaldo.




5. Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com criança", ele quer
(A) fazer uma brincadeira com a professora.
(B) mostrar que pode, com calma, organizar as crianças para a foto.
(C) mostrar que é preciso ser rigoroso com as crianças.

(D) que as crianças tenham medo dele.


6. Em "O fotógrafo resolveu que a gente tinha que ficar em três filas:", os dois pontos servem para
(A) pôr em dúvida a arrumação dos alunos.
(B) obrigar os alunos a ficar em filas.
(C) perguntar como seria cada fila.
(D) apresentar a explicação de como será cada fita.

Para o dia 29/10/2019











ATIVIDADES
Complete as lacunas usando o "porquê" de acordo com a ortografia oficial da língua portuguesa.
1. Quero saber..........................estou assim.
2. Foi reprovado e não sabe............................... .
3. .............................você está tão aborrecida?
4. Não vais à aula ................................ ?
5. Reagi à ofensa .............................. não sou covarde.
6. Ignora-se o ................................. da sua renúncia.
7. São ásperos os caminhos .................................. passei.
8. Não saí de casa, ............................... estava doente.
9. Não foi ao baile, ............................... não tinha roupa.
10. Quero saber ......................... não me disse a verdade.
11. Quero saber .......................... foste reprovado.
12. ......................... os países vivem em guerra?
13. Quero saber o ................................... de sua decisão.
14. ........................... sinais o reconheceram?
15. Não sei ..................... motivo ele deixou o emprego.
16. Ele não viajou ........................?
17.Você nem sabe........................ .
18. Eis ...................... o trânsito está congestionado.
19. Lutamos ............................. haja maior justiça social.
20. A professora quer um ......................... para tudo isso.





Para o dia 16/10/2019
.
  





Leia:

Primeiro metrô do Brasil: celebração prematura

“Inaugurada” em 1972, a Linha Azul do metrô de São Paulo levaria ainda mais de dois anos para funcionar

    No dia 9 de setembro de 1972, uma sirene anunciava para breve uma grande mudança na rotina dos paulistanos. Acionada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, a campainha fez o operador Antonio Lazarini colocar para funcionar, diante do público, o primeiro metrô do Brasil.

    A cerimônia serviu apenas para marcar a revolução tecnológica no sistema de transportes do país, em pleno regime militar. O metrô só passou a transportar passageiros em 14 de setembro de 1974, entre os bairros de Jabaquara e Vila Mariana, seis anos após o início das obras.

    Em 1975, a Linha Azul chegava até Santana: eram 16,7 quilômetros de extensão e 20 estações. Na época, cerca de 2.858 pessoas eram transportadas por dia. Hoje circulam cerca de 4,5 milhões, por 84 estações.

Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>. (Com corte).



Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto lido:

(     ) a Linha Azul do metrô de São Paulo.

(     ) a cerimônia de “inauguração” do primeiro metrô do Brasil.

(     ) a revolução tecnológica no sistema de transportes do Brasil.



Questão 2 – Em “Primeiro metrô do Brasil: celebração prematura”, a expressão destacada poderia ser substituída por:

(     ) celebração aguardada.

(     ) celebração indesejada.

(     ) celebração antecipada.



Questão 3 – No fragmento “Acionada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici […]”, o termo “Acionada” refere-se:

(     ) a “uma sirene”.

(     ) a “uma grande mudança na rotina dos paulistanos”.

(     ) à “campainha”.



Questão 4 – Segundo o texto, o primeiro metrô do Brasil começou a funcionar em:

(     ) em 1972.

(     ) em 1974.

(     ) em 1975.



Questão 5 – No trecho abaixo, o autor expõe a finalidade da cerimônia, ocorrida no dia 9 de setembro de 1972. Grife a palavra que explicita isso:

“A cerimônia serviu apenas para marcar a revolução tecnológica no sistema de transportes do país, em pleno regime militar.”



Questão 6 – Releia esta passagem do texto:

“Em 1975, a Linha Azul chegava até Santana: eram 16,7 quilômetros de extensão e 20 estações.”

Na passagem acima, os verbos exprimem fatos:

(     ) efêmeros em 1975.

(     ) contínuos em 1975.

(     ) ocasionais em 1975.



Questão 7 – No período “Na época, cerca de 2.858 pessoas eram transportadas por dia.”, a locução grifada expressa uma circunstância de:

(     ) meio.

(     ) lugar.

(     ) tempo.



Questão 8 – No segmento “Hoje circulam cerca de 4,5 milhões, por 84 estações.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) uma quantidade exata de pessoas.

(     ) uma quantidade hipotética de pessoas.

(     ) uma quantidade aproximada de pessoas.



Questão 9 – O texto foi escrito em uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.




Para o dia 07/10/2019
Não precisa responder!






Leia o texto e responda às questões 01 e 02.

Inquietações    Katia Pessoa

“340 dividido por 9. Essa conta. Por que essa conta?”
O silêncio na sala de aula foi interrompido pelo andar pesado da
professora. Ana. Ela mesma! Mergulhada no cheiro de lavanda.
Aqueles passos se aproximaram de mim e me conduziram ao terror da
humilhação pública:
- Não sabe fazer uma simples continha de dividir?
Nesse momento, os dedos dela se amarraram aos fios de meu cabelo e
um chacoalhão conduziu minha cabeça para a direita e para a esquerda.
Aquela conta... Por causa dela peguei horror a números. Aqueles
dedos... sugaram toda a energia dos curtos fios do meu cabelo.
Algumas semanas caminharam a passos lentos, lentos... Foi quando,
em um dos vagarosos dias, um herói repentino invadiu minha história.
No pátio do colégio, término2 de intervalo, como de costume, os
professores foram pegar suas filas. Uma briga entre meninos mais velhos
chamou a atenção de todos. Os adultos de jaleco foram apartar3 a discórdia4
.
- Ordem, ordem. Todos aos seus lugares!
Conseguiram. A calmaria foi reestabelecida por míseros segundos,
cedendo espaço para risadas inflamadas5 que cortaram o silêncio. A peruca,
 que passou voando por cima de nós, abandonou a cabeça da
professora como se tivesse vida própria.
O incidente provocado pelas mãos corajosas do invasor de enredos
alheios também nunca deixou minha memória, mas só que agora essa história
divide espaço com Ana, seu cheiro de lavanda e seu segredo a todos revelado.


Questão 01
Qual dos trechos do texto é um exemplo de discurso direto?
(A)“Os adultos de jaleco foram apartar a discórdia”
(B)“A calmaria foi reestabelecida por míseros segundos [...]”.
(C) “- Não sabe fazer uma simples continha de dividir?”
(D) “Algumas semanas caminharam a passos lentos [...]”.

Questão 02
De acordo com o texto, a palavra “que” do trecho “que cortaram o silêncio” se
refere a
(A)adultos.
(B)professores.
(C)mãos.
(D)risadas.

Leia o texto para responder às questões 03 e 04.

Bicicleta é pendurada em poste de via onde ciclista morreu atropelada
Acidente ocorreu na Rua São Clemente, em Botafogo
Bicicleta branca é pendurada na Rua São Clemente - Guilherme Leporace / Agência O Globo
POR RAFAEL NASCIMENTO
19/10/2016 6:24 / ATUALIZADO 19/10/2016 9:20

RIO — Uma bicicleta pintada de branco foi pendurada, na noite desta
terça-feira, em um poste na Rua São Clemente, em Botafogo, Zona Sul do Rio,
onde uma ciclista morreu após ser atropelada por um ônibus. O acidente
aconteceu na tarde do dia 11 deste mês, quando a jovem Júlia Rezende, de 19
anos, pedalava pela via. Em outro poste, foi colocado um quadro de outra
bicicleta, também de cor branca.
Além dos objetos, havia uma placa posicionada em direção à Rua São
Clemente com os dizeres " +amor -motor". Ao redor das bicicletas penduradas,
foram colocadas flores. [...]
Na última sexta-feira, o motorista de ônibus que atropelou e matou a
ciclista prestou depoimento sobre o acidente. O condutor, cuja identidade não
foi revelada, chegou pela porta dos fundos da delegacia do bairro,
acompanhado por advogados.
Na ocasião, a delegada Bárbara Bueno disse que o motorista garantiu
não ter visto Júlia Rezende em nenhum momento, embora imagens da câmera
do ônibus revelem que, por pelo menos 15 segundos, seria possível ver a
ciclista à frente do ônibus. Apesar disso, a delegada ressaltou que, pelas
imagens de uma câmera de um prédio em frente ao local do acidente, a
ciclista, aparentemente, se desequilibrou por conta de algum obstáculo no solo.
A jovem caiu na direção do ônibus logo após ser ultrapassada pelo veículo,
sendo atropelada pelas rodas traseiras do ônibus.
Júlia era moradora da comunidade Dona Marta. A mãe dela é agente de saúde
comunitária e participava de uma festa de Dia das Crianças no morro quando
recebeu a notícia sobre a morte da filha. De acordo com familiares, a jovem
havia se formado no Colégio Santo Inácio e se preparava para prestar
vestibular para medicina. O sonho dela era trabalhar como médica na África.

Questão 3
De acordo com o texto, o sonho de trabalhar na África exercendo a medicina
era de

(A)Rafael Nascimento.
(B)Bárbara Bueno.
(C)Júlia Rezende.
(D)Dona Marta.

Questão 04
Com base no texto, a expressão “Na ocasião” indica ideia de
(A)lugar.
(B)tempo.
(C)modo.
(D)dúvida.


Para o dia 16/09/19



Questão 04

De acordo com o texto, é um exemplo de discurso direto:

(A) Segundo o Ministério da Saúde, 711,4 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram encaminhadas para os estados desde janeiro [...]. 
(B) Segundo informações repassadas pelo estado do Amazonas ao Ministério da Saúde, até o dia 18 de junho, foram vacinadas 155.510 crianças [...]. 
(C)  [...] atualmente empreende esforços para manter o certificado principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.
 (D)  [...] até o dia 18 de junho, foram vacinadas 155.510 crianças, alcançando uma cobertura de 81,2% do público-alvo composto por 191.585 pessoas. 


Leia o texto e responda às questões 05 e 06.

Acessar:

http://feiradolivrosm.com.br/?p=1015#jp-carousel-1013








Questão 05

O professor homenageado na Feira do Livro é

(A) Edmundo Cardoso.
 (B) Marcelo Canellas.
(C) Saldanha Marinho.
(D) Escobar Nogueira


Questão 06

Com o cartaz pretende-se

(A) mostrar a importância do livro.
(B) promover a gratuidade do livro.
(C) propor a união das pessoas.
 (D) prestar homenagem aos professores

Para o Dia 09/09/2019





Leia o texto e responda às questões 01, 02 e 03.

Amazonas e Roraima têm surto de sarampo Segundo Ministério da Saúde, 263 casos da doença já foram confirmados no Amazonas. Brasil recebeu certificado de erradicação da doença em 2016.




Criança recebe vacina contra sarampo, em Manaus

Os estados do Amazonas e Roraima estão com surto de sarampo, informou o Ministério da Saúde. O Amazonas já tem mais casos da doença do que Roraima com 263 casos confirmados da doença até o dia 20 de junho. [...] Roraima confirmou 200 casos da doença, mas 177 continuam em investigação e 35 foram descartados, totalizando 412 casos notificados. No total, Amazonas e Roraima têm 463 casos confirmados da doença.
6

[...]

O sarampo O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Pode causar: • febre, • conjuntivite, • mal-estar, • tosse, • manchas vermelhas na pele.

Prevenção Segundo o Ministério da Saúde, 711,4 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram encaminhadas para os estados desde janeiro para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de campanhas. Desse total, 487,4 mil doses foram para o Amazonas e 224 mil para Roraima. Segundo informações repassadas pelo estado do Amazonas ao Ministério da Saúde, até o dia 18 de junho, foram vacinadas 155.510 crianças, alcançando uma cobertura de 81,2% do público-alvo composto por 191.585 pessoas. Já em Roraima foram administradas 112.971 doses de vacina tríplice viral em brasileiros, venezuelanos e pessoas de outras nacionalidades. Em 2016, o país ganhou certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde. Em nota o Ministério da Saúde diz que "atualmente empreende esforços para manter o certificado principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização". A vacinação de crianças menores de um ano teve seu menor índice de cobertura em 16 anos. A vacina Tetra Viral, que previne o sarampo, caxumba, rubéola e varicela, apresenta o menor índice de cobertura: 70,69% em 2017.


Questão 01

O assunto principal do texto é

(A) o envio de 711,4 mil doses da vacina tríplice aos estados em alerta.
(B) o retorno do sarampo na região norte do país: Amazonas e Roraima.
(C) a confirmação de 200 casos de sarampo em crianças da região.
 (D) a informação de que o sarampo é uma doença viral e contagiosa.


Questão 02

O texto, ao falar sobre a volta do sarampo, tem como objetivo

(A)  dizer que a doença causa febre, conjuntivite, mal-estar, tosse, manchas na pele.
(B) divulgar que o país ganhou certificado de eliminação da doença no ano de 2016.
(C) dizer que 711,4 mil doses da vacina tríplice viral combate sarampo, caxumba e rubéola.
 (D) alertar sobre a necessidade de retomar a prevenção contra a doença por meio de vacina.

Questão 03

No trecho “711,4 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram encaminhadas para os estados desde janeiro”, a expressão em destaque concorda no plural com

(A) vacina.
(B) tríplice.
 (C) doses.      
(D) estados.


Para o dia 02/09/2019
Copiar e Responder no Caderno



Exercícios de Ortografia
1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
6) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
7) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
8) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
9) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
10) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
Para o dia 21/08/19



Pesquisa de Notícia:

Famosos que fazem trabalho voluntário
 Escolher uma notícia de celebridades (uma pessoa famosa) que façam trabalho voluntário e imprimir .
Para o dia 12/08/2019
Obs.: Notícia com a estrutura completa e com Imagem.






ELENCO DE FILME BRASILEIRO ALERTA SOBRE OS PERIGOS TRAZIDOS PELA FAMA

Postado por Sarah Lyra | fev 2, 2017



Elenco de ‘TOC’ alerta sobre os perigos trazidos pela fama

O elenco de TOC – Transtornada, Obsessiva e Compulsiva esteve em São Paulo, na última terça-feira (31/01/2017), para a divulgação do filme, que estreia nesta quinta-feira (01/02/2017) em todo o Brasil. A protagonista Tatá Werneck chegou acompanhada de Vera Holtz, Ingrid Guimarães, Daniel Furlan e dos diretores e roteiristas Paulinho Caruso e Teo Poppovick.



Na trama, a personagem Kika é uma atriz que está em novelas, campanhas publicitárias e é idolatrada por milhões de fãs. Mas, por trás das aparências, está em crise com sua vida pessoal e profissional, enquanto precisa lidar com as limitações de seu Transtorno Obsessivo Compulsivo. Kika se depara com Felipão, um fã obsessivo (Luis Lobianco), um namorado galã sem noção (Bruno Gagliasso) e os compromissos profissionais marcados pela exigente empresária (Vera Holtz).



“É um filme que fala da necessidade irreal que todos nós temos de controlar a vida. Ao mesmo tempo, é uma busca incessante pela felicidade, de acharmos que conseguindo fama e sucesso vamos ser felizes”, disse a atriz Tatá Werneck.



Assim como a personagem que interpreta, Tatá admitiu que já pensou em desistir de tudo. “Penso nisso diariamente. É um tema que me toca muito, porque eu não sei viver sem isso, mas viver com isso me gera uma série de ansiedades. ”, revelou. “Trabalhamos com material humano, são as nossas dores. Acho que é natural que a gente pense em desistir às vezes.”



TATÁ E INGRID: RIVALIDADE NA TELA, AMIZADE FORA DELA



No filme, a protagonista se sente constantemente intimidada por Ingrid Guimarães (que interpreta a si mesma), uma atriz famosa e mais experiente com quem disputa os maiores papeis da emissora em que trabalham. Apesar da rivalidade na história, Ingrid fez questão de ressaltar que só tem amor por Tatá.



Embora interprete uma atriz que está disposta a jogar sujo para alcançar suas metas, Ingrid acredita ser importante falar da pressão que mulheres sofrem para se manter na indústria. “É interessante falar sobre este tema. Essa coisa das gerações, a ‘velha’, a ‘nova’. Essa pressão para fazer de tudo porque daqui a pouco surge uma mulher mais nova. É loucura. ”



“É MUITA EXIGÊNCIA, COMPARAÇÃO E COBRANÇA”, CRITICA VERA HOLTZ SOBRE FAMA PRECOCE



Apesar da agenda apertada Vera Holtz conseguiu um tempo para divulgar “TOC”. Para a atriz, a obsessão pela fama, como a enfrentada pela personagem de Tatá Werneck no filme, coloca uma pressão prejudicial para a vida de artistas ainda muito jovens.



“[Sobre o personagem de Tatá] É um personagem muito exigido pela televisão, pela publicidade, pelo teatro, pela família, um personagem com múltiplas identidades. É muito interessante falar sobre isso no Brasil e mostrar que muitos artistas passam por isso, vivendo nessa urgência e de as pessoas acharem que precisam fazer tudo com rapidez. Não entendo essa ideia de que você precisa ser rica aos 16 anos, senão não vai ser reconhecido, é uma loucura. É muita exigência, comparação e cobrança”, declarou Holtz, acrescentando que vive uma empresária inescrupulosa no filme.


1)    Após a leitura do texto, responda as questões  abaixo:

Qual a manchete do livro?
Qual o fato ocorrido?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?

2)    Qual o tema da notícia?

3)    Na frase: “ É um filme que fala da necessidade irreal que todos nós temos de controlar a vida. Ao mesmo tempo, é uma busca incessante pela felicidade, de acharmos que conseguindo fama e sucesso vamos ser felizes. ”
Qual a função das    (aspas) nesta frase?

4)    O filme é intitulado “TOC- Transtornada, Obsessiva e Compulsiva”. A partir da leitura da notícia, qual a relação do título do filme com a história da personagem Kika?



5)    Na notícia lida, a atriz Ingrid Guimarães destaca um importante tema discutido no filme. Qual é este tema?

6)    De acordo com o texto quais são os personagens do filme?

7)    Na notícia os atores expõem suas opiniões sobre o tema “fama”.  De maneira sucinta relate a opinião dos mesmos. 


Copiar no caderno ( Pode imprimir).
 Não responder!
Para o dia 05/08/2019
















Para o dia 17/06/2019. Copiar no Caderno.



Verificar Página "Recuperação Contínua" do Blog
Atividade para o dia 10/06/2019




Figuras de Linguagem


O que são Figuras de Linguagem?


Para entendermos melhor as figuras de linguagem, é preciso abordar outros dois conceitos importantíssimos na língua portuguesa: denotação e conotação.
Denotação é quando utilizamos as palavras em seu sentido literal, do mesmo jeito que estão no dicionário. Quer dizer, a palavra tem um significado restrito, sendo utilizada de maneira exata e objetiva, justamente para evitar interpretações ambíguas.
Por outro lado, conotação é quando usamos as palavras em seu sentido figurado. Ao contrário da denotação, aqui o significado da palavra é rico em sentidos e depende do contexto em que ela é utilizada, o que faz com que ela possa ter um sentido diferente do habitual e mais de uma interpretação.
Observe os exemplos:
.Aquele suco de limão estava muito azedo!



.O senhor da casa ao lado é um homem azedo.




Veja como a mesma palavra tem sentidos completamente distintos, dependendo do que o emissor da mensagem estava querendo dizer. Enquanto, na primeira frase, temos o sentido literal da palavra “azedo”, tal como está no dicionário, na segunda oração, foi atribuído um significado figurado, fazendo referência a um homem amargurado, que vive com a cara feia, como a de quem come limão.
Isto posto, o que são as figuras de linguagem? Tratam-se de recursos utilizados para tornar a mensagem que desejamos transmitir mais expressiva. Nesse sentido, elas dependem da compreensão dos conceitos que vimos há pouco, uma vez que elas têm total relação com a conotação, ou seja, com o uso de palavras ou expressões no sentido figurado.
Identificar as figuras de linguagem e saber como utilizá-las é fundamental para que possamos compreender melhor a nossa língua como fenômeno social e interpretar mais facilmente os diferentes tipos de mensagens e seus sentidos.

Tipos de figuras de linguagem



Na língua portuguesa, temos inúmeras figuras de linguagem. Por esse motivo, vamos focar nas mais importantes:



Comparação



Como o próprio nome já diz, trata-se de uma figura de linguagem utilizada para estabelecer uma comparação entre duas ou mais coisas que tenham características semelhantes.
Para isso, sempre serão utilizados os termos chamados de elementos comparativos. São eles: tal qual, como, igual a, que nem, assim como, etc.


  • Flutuou no ar como se fosse um príncipe.



  • A família está reunida que nem na noite de Natal.




Metáfora



Consiste no emprego de um termo com significado de outro, tendo em vista uma relação de semelhança entre ambos. Na metáfora, também ocorre uma comparação, porém sem a presença dos elementos comparativos.


  • Meu pensamento é um rio subterrâneo.





  • A vida é uma nuvem que voa.





Metonímia



Ocorre quando há substituição lógica de uma palavra por outra com sentido semelhante. Pode-se trocar a parte pelo todo, o efeito pela causa, o autor por sua obra, um produto pela marca, etc.


  • Eu li Carlos Drummond de Andrade. – Trata-se da substituição da obra pelo autor: Eu li as obras de Carlos Drummond de Andrade.





  • Fiz a barba com gilete. – Nesse caso, a marca é utilizada como sinônimo do produto lâmina de barbear.





Antítese



Consiste no emprego de palavras com sentidos contrários, opostos.


  • Tristeza não tem fim, felicidade, sim.





  • Ele está dormindo acordado.





Paradoxo



Muito confundido com a antítese, o paradoxo cria uma relação aparentemente absurda no contexto em que é empregado por meio de ideais que se anulam.

    • A luz é minha escuridão.



  • Era um silêncio ensurdecedor.


Personificação ou Prosopopeia

Consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.

  • O sol está tímido.



  • Meu coração chorava de alegria.


Hipérbole

Trata-se de uma figura de linguagem que dá um exagero intencional ao contexto.

  • Estou morrendo de fome!



  • Não o via há séculos!


Eufemismo

Consiste na substituição de um termo por outro mais brando, com a intenção de atenuar uma mensagem considerada chocante ou desagradável.

  • Seu avô foi para o céu. – Faleceu.
  • Ele sempre faltava com a verdade. – Mentia.


Ironia

Trata-se da utilização proposital de termos que afirmam o contrário do que realmente se pensa.

  • Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.



  • Nossa, muito engraçado…


Anáfora

Consiste na repetição da mesma palavra ou expressão de forma regular no começo de diferentes orações, períodos ou versos.

  • Tudo é silêncio, tudo calma, tudo mudez.



  • É pau, é pedra, é o fim do caminho […].


Aliteração

Nada mais é que a repetição de sons consonantais ao longo da mensagem.

  • O rato roeu a roupa do rei de Roma.



  • Chove chuva, chove sem parar.


Assonância

Consiste no uso repetido de sons vocálicos.

  • A minha alma está armada e apontada para a cara […].



  • Sou um mulato nato no sentido lato […].


Pleonasmo

Consiste na repetição de expressões com o mesmo significado, ou seja, é uma redundância, cujo objetivo é reforçar a mensagem.

  • E rir meu riso e derramar meu pranto.



  • Vi com meus próprios olhos!


Onomatopeia

Trata-se da tentativa de reproduzir ou imitar ruídos e sons na linguagem escrita.

  • Não aguento mais o tic-tac do relógio.



  • O gatinho faz miau-miau.


Neologismo

Consiste na criação de novas palavras, elaboradas de acordo com o que se pretende dizer em determinado contexto.

  • Te carinhar, minha linda sereia […] – Acariciar.
  • Este texto está repleto de internetês. – Linguagem utilizada na internet.


Hipérbato

É a inversão sintática da ordem direta das palavras em uma oração: sujeito + verbo + complemento.

  • Batia acelerado meu coração. – Meu coração batia acelerado.
  • São como uns anjos os seus alunos. – Os seus alunos são como uns anjos.


Elipse

Consiste na omissão de um termo que pode ser facilmente identificado, não prejudicando a compreensão da mensagem.

    • No trânsito, carros e mais carros. 
    • No trânsito, carros e mais carros.



  • Se não eu, quem vai fazer você feliz? 
  • – Se não sou eu, quem é que vai fazer você feliz?


Gradação

É a apresentação de uma sequência de ideias, seja em forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax).

  • No restaurante, sentei, pedi, comi, paguei.



  • Ela estava pelo mundo e chegou no país, no estado, na cidade, no bairro.


Copiar no Caderno, ler o conteúdo. Para o dia 03/06/2019



Você sabe o que é a NASA?

NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica). A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com mais alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
(Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA)
                    

                 ATIVIDADE DE ESCRITA

     Imagine que você foi convidado a ir a Marte a convite da NASA com a finalidade de passar um dia inteiro lá e descrever tudo que vivenciou! Sim, eu sei que não temos a mínima ideia de como é o lugar. Aí é que vai entrar sua imaginação para descrever essa incrível viagem nunca realizada. Boa viagem!
• Letra legível ;
• Invente um título;
• No mínimo, 15 linhas e, no máximo, 25 linhas.
Copiar e fazer a Produção Textual no Caderno.
Para o dia 27/05/2019


1.Preencha as lacunas abaixo:

Capítulo Segundo

Um certo pé de Laranja Lima

Primeiro Parágrafo:

1. Lalá, que tomara conta do personagem até pouco tempo, arrumou um namorado. Esse namorado era.................................................................................................................... igualzinho ao da música.

2. O personagem acompanhava Lalá e seu namorado nos passeios que faziam aos domingos. Nesses passeios, o namorado de Lalá......................................................................para ele que dava gosto.

Segundo Parágrafo:

1....................................................................................de Zezé morreram pequenos. Esses irmãozinhos eram como ......................................................................................, bem queimadinhos e de cabelos negros e lisos.

2.Quando Zezé mudou de ideia?

Ele pensava em ir ganhar.................................................................................., mas mudou de ideia quando ouviu Luís falar com...............................................................................................

2.Circule os verbos e indique o Sujeito e o Predicado das orações abaixo:

a. O Português leva Zezé à farmácia..

 b. Zezé decide ir de boleia na parte de trás do carro do Português.

 c. Zezé e Portuga tornam-se amigos inseparáveis.

d.. Zezé fere o pé num caco de vidro.

 e. Para alívio de Zezé, o Português desaparece uns dias.

f. Zezé é um garoto pobre, de seis anos, inteligente e sensível.

Copiar em folha separada, colocar nome, número e turma. Entregar para nota.
Para o dia 20/05/2019






TEXTO: O VILARES



   Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente. 

      Parecia ter nascido para senhor do mundo. No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo. Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo. Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)


        Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova. Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também. Eu estava no gabinete e ouvi tudo.

        – É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.

        E, continuando:

        – Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.


(VIRIATO CORREA. Cazuza. São Paulo, Editora Nacional)


Entendendo o texto:

Após a leitura do texto responda às questões:



01 – Assinale a alternativa que combina com o texto.

a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.

c. (   ) É um texto cômico, engraçado.


02 – Quais são as personagens do texto?

      


03 – Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. ( ) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (   ) Não existe narrador nesta história.


04 – Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?

      


05 – O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.

      



06 – Identifique, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde –
briguentometido – tolerante – sabichãoinsuportável – cordial – bondoso – autoritárioimplicante – simpático – antipáticodesagradávelegoísta – quieto.


07 – No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:

a. (  ) “… é uma espécie de galo de terreiro.”

b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.

c. (  ) “Quer sempre impor a sua vontade.”

d. (  ) “… quer mandar em toda a gente.”

e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.”


08 – Que outro título você daria ao texto?

      


09 – Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:

a. (  ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.

b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.

c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.

d. (  ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.


Para o dia 20/05/2019
Copiar e RESPONDER!





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Para o dia 13/05/2019





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Copiar e RESPONDER!
Para o dia 06/05/2019



Leia:




Macacos tomam banho?

A maioria das espécies de macacos não toma banho, mas esses animais costumam esfregar os pelos e tirar piolhos uns dos outros, para se manterem limpos. E há alguns macacos que entram na água por outros motivos. Um deles vive na Ásia e entra no mar e em rios em busca de caranguejos para comer. Outra espécie asiática, o macaco-japonês, mergulha em lagos de água que brota quente do solo para se aquecer, pois vive em áreas muito frias, onde cai bastante neve no inverno.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/>.

Questão 1 – O texto lido tem fins:
a) jornalísticos
b) científicos
c) técnicos
d) didáticos

Questão 2 – Na passagem “A maioria das espécies de macacos não toma banho, mas esses animais costumam esfregar [...]”, a conjunção destacada poderia ser substituída por:
a) portanto
b) porém
c) porque
d) conquanto

Questão 3 – Identifique a ideia expressa pela conjunção “mas”:
______________________________________________________________________________

Questão 4 – No trecho “Um deles vive na Ásia e entra no mar e em rios em busca de caranguejos para comer.”, a conjunção “e” indica a ideia de:
a) conclusão
b) oposição
c) causa
d) adição

Questão 5 – Em “[...] mergulha em lagos de água que brota quente do solo para se aquecer, pois vive em áreas muito frias [...]”, a conjunção sublinhada estabelece uma relação de:
a) comparação
b) continuidade
c) explicação
d) consequência

Para o dia 29/04
Copiar no caderno








Observe a Charge a seguir:



Transcrição:
Na infância, Juquinha usava o telefone para infernizar todo mundo com trotes.
Hoje, as operadoras fazem ele provar do seu próprio veneno!
- Quê?! Hein?! Oi ?!!
- Droga, caiu de novo!!

01. Ao analisar a linguagem utilizada na charge, pode-se constatar o uso da linguagem informal em relação
I. Ao uso do pronome pessoal do caso reto na função de objeto direto no segundo quadrinho.
II. À ausência de concordância verbal no primeiro quadrinho.
III. À ausência do sinal indicativo da crase no segundo quadrinho.
IV. Ao uso de gíria no segundo quadrinho.
a) Estão corretos os itens I e IV.
b) Estão corretos os itens I e III.
c) Estão corretos os itens II e IV.
d) Estão corretos os itens II e III.
e) Todos os itens estão corretos.

02. A charge em análise faz uma crítica
a) Às atitudes inconsequentes das pessoas que passam trotes.
b) Ao mau serviço prestado pelas operadoras de telefonia.
c) Ao desperdício de tempo e de dinheiro gastos em ligações inúteis.
d) À curta duração das ligações de celular.
e) Ao custo elevado dos preços pagos pelos consumidores.

03. A expressão “provar do seu próprio veneno”, presente no segundo quadrinho, apresenta significado semelhante a que outro ditado popular?
a) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
b) Em terra de cego quem tem um olho é rei.
c) Macaco velho não mete a mão em cumbuca.
d) Em casa de ferreiro o espeto é de pau.
e) Quem com ferro fere, com ferro será ferido.



Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER


Para 22/04/2019








Leia a letra da canção de Adoniran Barbosa, preste atenção em como ela foi redigida:

Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa)

Si o senhor não "tá" lembrado

Dá licença de "contá"

Que aqui onde agora está

Esse "edifício arto"

Era uma casa véia

Um palacete assombradado

Foi aqui seu moço

Que eu, Mato Grosso e o Joca

Construímo nossa maloca

Mais, um dia

 Nóis nem pode se alembrá

Veio os homi c'as ferramentas

O dono mandô derrubá

Peguemo todas nossas coisas

E fumos pro meio da rua

Aprecia a demolição

Que tristeza que nóis sentia

Cada táuba que caía

Duia no coração

Mato Grosso quis gritá

Mas em cima eu falei:

Os homis tá cá razão

 Nós arranja outro lugar

Só se conformemo quando o Joca falou:

"Deus dá o frio conforme o cobertor"

E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim

E prá esquecê nóis cantemos assim:

Saudosa maloca, maloca querida,

Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas

vidas

Saudosa maloca,maloca querida,

Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.

Atividades

1) Conte a história da canção e explique por que foi escrita em uma linguagem diferente da que aparece nos livros e jornais, que segue a norma padrão (formal).


2) Transforme o trecho abaixo na norma padrão. Por que o autor da letra teria usada esta linguagem?

“Peguemo toda as nossas coisa

E fumos pro meio da rua

Apreciá a demolição ...

Que tristeza que nóis sentia,

Cada tauba que caía

Doía no coração.




3) Escreva as palavras abaixo na forma padrão:

sinhô – apreciá - contá - lugá - gritá - coberto


Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER
Para 15/04/2019






Ortografia - S ou Z (Cruzadinha)


Ortografia – S ou Z
Complete a cruzadinha com palavras que se escrevem com S ou Z, seguindo as pistas:
1 – Quem tem vontade de saber tudo, bisbilhoteiro
2 – Parto realizado por meio de uma cirurgia
3 – Morada fixa, casa, lar
4 – Ferimento, traumatismo
5 – Fazer de novo
6 – Informar, comunicar
7 – Acidez no estômago, queimação
8 – Má sorte, falta de sorte
9 – Recipiente para colocar cinzas e pontas de cigarro
10 – Gancho farpado que fisga o peixe
11 – Mulher natural do Japão
12 – Quem tem o poder de julgar, quem apita o jogo
13 – Ladrilho vidrado e colorido para colocar na parede
14 – Tempo que se aproveita para recreação
15 – Ensino da fé cristã para crianças
16 – Local da casa onde se faz a comida
17 – Cerimônia matrimonial, vínculo entre marido e mulher
18 – Sonho muito ruim
19 – Mulher que escreve poemas
20 – Afastar do convívio, separar dos outros
21 – Tornar liso
22 – Mamífero astuto, semelhante ao lobo, de cauda longa e peluda
23 – Cada um dos membros superiores de aves, morcegos e insetos voadores
24 – Pouco profundo, parte não profunda do rio, mar ou piscina



Para o dia08/04/2019




CORDEL
Cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.
 

Coisas do Meu Sertão


Seu dotô, que é da cidade
Tem diproma e posição
E estudou derne minino
Sem perdê uma lição,
Conhece o nome dos rios,
Que corre inriba do chão,
Sabe o nome de estrela
Que forma constelação,
Conhece todas as coisa
Da historia da criação
E agora qué i na Lua
Causando admiração,
Vou fazê uma pergunta,
Me preste bem atenção:
Pruque não quis aprendê
As coisa do meu sertão?

Por favô, não negue não
Quero que o sinhô me diga
Pruquê não quis o roçado
Onde se sofre de fadiga,
Pisando inriba do toco,
Lacraia, cobra e formiga,
Cocerento de friêra,
Incalombado de urtiga,
Muntas vez inté duente,
Sofrendo dô de barriga,
Mas o jeito é trabaiá
Que a necessidade obriga.
(...)

(Patativa do Assaré)


derne: forma regional, equivalente a desde.
inriba: forma regional, equivalente a em cima, sobre.
incalombado: cheio de calombos.

1. RESPONDA
a.Como você acha que é o sertanejo do poema de Patativa do Assaré?
b.Você conhece alguém que fale do mesmo modo que o sertanejo? De que região do Brasil é essa pessoa?
c.Reescreva na língua padrão os seguintes versos:
"Tem diproma e posição E estudou derne minino Sem perdê uma lição, Conhece o nome dos rios, Que corre inriba do chão,"
d) Como você imagina que é o "dotô" a quem o sertanejo dirige a palavra?
e)Quem fala "mais correto" o sertanejo ou o doutor? Justifique a sua resposta.
f) No Brasil existem contrastes tão grandes como o "dotô" e o sertanejo "coerento de frieira". Esse contraste é facilmente notado na maneira de falar dessas pessoas?

2. Imagine que na sua rua chegou um novo(a) morador(a) que veio de outra região e, portanto, tem uma maneira de falar diferente da sua. Escreva um pequeno texto contando como conheceu esse(a) novo(a) amigo(a).O seu texto deve apresentar uma descrição desse(a) novo(a) amigo(a).

Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para 01/04/2019

Não é necessário responder!!!








DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO


 


As palavras podem ser usadas no sentido próprio ou figurado.


  Exemplo:

  Janine tem um coração de gelo. (sentido figurado)

  Sempre tomo suco com gelo. (sentido próprio)

 

DENOTAÇÃO

  É uso da palavra com seu sentido original, usual.

  Exemplo:

  A torneira estava pingando muito.

  O sol brilhava intensamente hoje.

 

CONOTAÇÃO

 

É o uso da palavra diferente do seu sentido original.

  Exemplo:

  Ele tem um coração de manteiga.

  É um verdadeiro mar de emoções essa música.

1. Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido figurado:



a) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)

b) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.

c) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.

d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.

e) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.



2. Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:



a) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço ”

b) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”

c) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”

d) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”



3. O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:



a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”

b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”

c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”

d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”

e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”



4. Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:



a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.

b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”

c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”

d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”

e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”



5. Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado:



a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”

b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)

c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”

d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”

e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)


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Para 25/03/2019

Não é necessário responder!!!








Leia:

    Cerca de 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar por dia – 84 milhões deles estão desnutridos. Um terço da população não sabe o que é água encanada e mais da metade não tem acesso a hospitais. Sem garantias básicas, o continente vira ninho de conflitos de terra, ditaduras e terroristas que podem agir na Europa ou nos EUA. (…) Com tantos problemas, nada melhor que receber ajuda do resto do mundo, certo? Pois é no meio dessa empolgação para fazer a pobreza virar história que o economista queniano James Shikwati grita para o mundo: “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África”.

“Revista Superinteressante”, edição 240, junho – 2007. p. 87.


Questão 1 – Na parte “Cerca de 315 milhões de africanos vivem […]”, o numeral sublinhado classifica-se como:
a) cardinal
b) multiplicativo
c) ordinal
d) fracionário

Questão 2 – No trecho “[…] com menos de um dólar por dia […]”, o termo grifado funciona como:
a) artigo indefinido
b) substantivo
c) pronome indefinido
d) numeral cardinal
Copiar no Caderno ( pode imprimir) e RESPONDER.
Para o dia 11/03/2019




Bate Coração (Elba Ramalho )


Bate, bate, bate coração


Dentro desse velho peito


Você já está acostumado


A ser maltratado, a não ter direitos


Bate, bate, bate coração


Não ligue, deixe quem quiser falar


Porque o que se leva dessa vida, coração


É o amor que a gente tem pra dar


Porque o que se leva dessa vida, coração


É o amor que a gente tem pra dar


Oi, tum, tum, bate coração


Oi, tum, coração pode bater


Oi, tum, tum, tum, bate coração


Que eu morro de amor com muito prazer



Oi, tum, tum, bate coração


Oi, tum, coração pode bater


Oi, tum, tum, tum, bate coração


Que eu morro de amor com muito prazer


As águas só desaguam para o mar


Meus olhos vivem cheios d'água


Chorando, molhando meu rosto


De tanto desgosto me causando mágoas


Mas meu coração só tem amor, amor


Era mesmo pra valer


Por isso a gente pena sofre e chora coração


E morre todo dia sem saber


Por isso a gente pena sofre e chora coração


E morre todo dia sem saber


Oi, tum, tum, bate coração


Oi, tum, coração pode bater


Oi, tum, tum, tum, bate coração


Que eu morro de amor com muito prazer


Oi, tum, tum, bate coração


Oi, tum, coração pode bater


Oi, tum, tum, tum, bate coração


Que eu morro de amor com muito prazer.



Copiar no Caderno ( pode imprimir).


Para o dia 25/02/2019














RELATO PESSOAL: COMO COMECEI A ESCREVER   


Carlos Drummond de Andrade




Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.


Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.


Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.


          Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.


         Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.



ATIVIDADE



1ª) Qual o objetivo do relato pessoal?





2ª) Como Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?





3ª) O que significa a expressão “chovia a potes”?





4ª) Como as notícias chegavam à população?





5ª) O que para o autor era o suplemento de domingo? Justifique sua resposta.





6ª)  Localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler.





7ª) Por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi para a escola?





8ª) Que atividades na escola contribuíram para o sucesso da personagem na leitura?





9ª) O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever?





10ª) Por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte para ele?





11ª) Qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?


12ª) Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso?




Copiar no Caderno ( pode imprimir).



Para o dia 18/02/2019



Não é necessário responder!!!







Leia:

Lenda indiana: “A mensagem dos pássaros”



Era uma vez um homem que, viajando por um país distante, comprou de um mercador um pássaro falante.

O homem levou a ave para casa e ali a tratou com todo cuidado, abrigando-a numa gaiola dourada, onde nunca lhe faltava água e comida.

Todos os dias o pássaro pedia ao dono que o soltasse, mas ele não lhe atendia, chamando-o de ingrato:

– Eu lhe dou tudo o que há de melhor. Não vejo por que você quer voltar à selva de onde veio.

Um dia, o homem precisou viajar a trabalho. Antes de partir, disse ao pássaro:

– Vou passar pelo seu país. Quer que lhe traga alguma coisa?

O pássaro implorou que o levasse com ele, mas o dono foi inflexível.

– O máximo que posso fazer é levar notícias suas para seus irmãos pássaros.

– Está bem – conformou-se a pobre ave. – Diga-lhes apenas que moro numa gaiola dourada.

O homem despediu-se e partiu. Dias depois, voltou, parecendo muito abalado quando procurou a sua preciosa ave:

– Não sei como lhe contar, mas uma tragédia aconteceu. Imagine que, ao chegar ao seu país, fui até a orla da floresta e chamei seus irmãos pássaros. Apareceram vários, e eu repeti a eles o que você me disse. Não entendo que estranho malefício havia em sua mensagem, mas imediatamente eles se entreolharam, reviraram os olhos e começaram a girar a cabeça, como se estivessem zonzos. Em seguida, caíram mortos no chão.

Assim que o homem terminou seu relato, o pássaro falante começou a revirar os olhos, a girar a cabeça e caiu, esticado como um pedaço de pau.

O homem se pôs a gritar e a lamentar, sem compreender como simples palavras pudessem ter um efeito tão catastrófico. Pesaroso, abriu a gaiola e retirou o corpo do bichinho, pousando-o sobre uma mesa.

Assim que se percebeu fora da gaiola, o pássaro abriu os olhos e voou rapidamente para a janela aberta, longe do alcance do dono.

– Obrigado, amigo – disse ele. – Você não entendeu nem as minhas palavras, como poderia entender uma mensagem sem palavras? Ao ouvirem que eu estava numa gaiola, eles compreenderam que deveriam me dizer como escapar. E você transmitiu muito bem o recado. Fique com sua gaiola. Eu ficarei com minha muito mais preciosa liberdade! Adeus!



PLAMPLONA, Rosane. “O homem que contava histórias”. São Paulo: Brinque-Book, 2005 – p. 50-3.



Questão 1 – A história lida acontece porque:

(     ) o homem abrigou o pássaro na gaiola.

(     ) o homem comprou um pássaro falante. 

(     ) o homem se recusou a atender ao pedido do pássaro.



Questão 2 – Quem conta a história?

(     ) o pássaro falante.

(     ) o narrador-observador.

(     ) o homem que comprou o pássaro.



Questão 3 – O pássaro desejava retornar à selva de onde veio. Porém, o dono se recusava a libertá-lo. Identifique o argumento utilizado por ele para não atender ao desejo da ave:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Questão 4 – Em “[...] mas ele não lhe atendia, chamando-o de ingrato [...]”, um termo foi usado para se referir ao dono do pássaro. Aponte-o:

(     ) “ele”

(     ) “lhe”

(     ) “o”



Questão 5 – “O pássaro implorou que o levasse com ele, mas o dono foi inflexível”. O que significa dizer que o dono foi inflexível?

(     ) Significa dizer que o dono não questionou a imploração do pássaro.

(     ) Significa dizer que o dono não se abalou com a imploração do pássaro.

(     ) Significa dizer que o dono ficou impaciente com a imploração do pássaro.



Questão 6 – Na parte “Dias depois, voltou, parecendo muito abalado [...]”, o vocábulo “muito” desempenha a função de:

(     ) definir o estado do dono após voltar da viagem.

(     ) intensificar o estado do dono após voltar da viagem.

(     ) caracterizar o estado do dono após voltar da viagem.



Questão 7 – O termo “como” foi empregado para se fazer uma comparação na frase:

(     ) “[...] caiu, esticado como um pedaço de pau.”

(     ) “[...] sem compreender como simples palavras pudessem ter um efeito [...]”

(     ) “[...] como poderia entender uma mensagem sem palavras?”



Questão 8 – No segmento “[...] imediatamente eles se entreolharam, reviraram os olhos e começaram a girar a cabeça [...]”, os verbos exprimem:

(     ) ações concluídas dos pássaros diante da mensagem do irmão engaiolado.

(     ) ações hipotéticas dos pássaros diante da mensagem do irmão engaiolado.

(     ) ações inacabadas dos pássaros diante da mensagem do irmão engaiolado.



Questão 9 – No fragmento “Pesaroso, abriu a gaiola e retirou o corpo do bichinho, pousando-o sobre uma mesa.”, a palavra “Pesaroso” expressa:

(     ) meio

(     ) lugar

(     ) modo



Questão 10 – Releia esta passagem do texto:



“Assim que se percebeu fora da gaiola, o pássaro abriu os olhos e voou rapidamente para a janela aberta [...]”



Nessa passagem, uma expressão indica a circunstância de tempo. Marque-a:

(     ) “Assim que”

(     ) “fora da gaiola”

(     ) “rapidamente”



Questão 11 – No trecho “– Obrigado, amigo – disse ele.”, a vírgula separa um vocativo, ou seja, um termo usado para:

(     ) caracterizar um ser.

(     ) dar uma explicação.

(     ) fazer um chamamento.



Questão 12 – Ao final do texto, o pássaro conseguiu o que tanto desejava porque:

(     ) o dono abriu a gaiola e o retirou de lá.

(     ) mandou notícias aos seus irmãos pássaros.

(     ) compreendeu a mensagem dos irmãos pássaros.

Copiar no Caderno ( pode imprimir).
Para o dia 11/02/2019
Não é necessário responder!!!







5 comentários:

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    PS: JESUS

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